1809: Nasce o escritor, crítico e editor norte-americano Edgar Allan Poe, criador do modelo moderno de romance policial, com “Os Crimes da Rua da Morgue”.
1839: Nasce o pintor francês Paul Cézanne, nome determinante para as novas correntes do século XX.
1921: É fundado o Sporting Clube de Braga, em Braga.
1923: Nasce o poeta José Fontinhas, Eugénio de Andrade, autor de “As Mãos e os Frutos”, Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores APE, Prémio Camões, Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada.
1976: Otelo Saraiva de Carvalho é preso após a divulgação do relatório preliminar sobre o 25 de Novembro.
1982: Morre, aos 36 anos, a cantora brasileira Elis Regina de Carvalho Costa. Trabalhou com grandes compositores da música brasileira, como Belchior e Gilberto Gil, e deu vida a grandes clássicos, como “Como nossos pais”, “O bêbado e a equilibrista” e “Alô, alô marciano”.
2003: Morre, aos 86 anos, a jornalista e escritora francesa Françoise Giroud. Fundadora, em 1953, juntamente com Jean-Jacques Servan-Schreiber, do semanário «L’Express», onde durante 20 anos foi a única mulher a dirigir um grande órgão de informação. Foi ministra da Condição Feminina e da Cultura e vice-presidente do Partido Radical.
2004: A fadista Susana Maria Alfonso de Aguiar, Mísia, é condecorada pelo ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon, com o grau de cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, em reconhecimento pela popularidade da cantora portuguesa em França.
.
Este é o décimo nono dia do ano. Faltam 347 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “O deserto não tem parado de crescer”. Eugénio de Andrade (1923), poeta português.