Dia 19 de junho, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito


1584: Morre, com 57 anos, o arquiteto, pintor e escritor Francisco da Holanda, antigo bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, autor do estudo ‘Da Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa’, de 1571, por muitos considerado o primeiro ensaio sobre urbanismo a surgir na Península Ibérica.

1623: Nasce o matemático, físico, filósofo e religioso francês Blaise Pascal, lançou as bases para a moderna teoria das probabilidades.

1862: Abraham Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos Estados Unidos e apresenta proposta de emancipação dos escravos, que será assinada em janeiro de 1863.

1950: A PIDE, polícia política portuguesa entre 1945 e 1969, prende o cientista e dirigente do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes.

1974: Encontro entre o Presidente da República António de Spínola, e Richard Nixon, Presidente dos Estados Unidos da América, na Ilha Terceira, Açores, para debaterem o atual estado da política em Portugal no pós-25 de Abril e a descolonização portuguesa.

1990: É assinada, pela Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Países Baixos, a convenção de Schengen que completa o acordo com o mesmo nome e define as condições de aplicação e as garantias de realização da livre circulação.

2010: O antigo Primeiro-Ministro francês Dominique de Villepin lança em Paris um novo movimento político, chamado República Solidária, que se pretende como “alternativa” à então maioria gaulista liderada pelo Presidente da República Nicolas Sarkozy.

.

Este é o centésimo septuagésimo primeiro dia do ano. Faltam 195 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “O próprio viver é morrer”. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.