1719: É criado o principado do Liechtenstein.
1777: Marquês de Pombal manda incendiar a Trafaria.
1849: A inglesa Elizabeth Blackwell é a primeira mulher a licenciar-se em Medicina.
1905: Morre, aos 58 anos, Rafael Bordalo Pinheiro, pintor, caricaturista, escultor, fundador e diretor dos jornais Mappa de Portugal, Os Pontos nos ii e Antonio Maria, criador da figura do Zé Povinho.
1918: Beatificação de Nuno Álvares Pereira.
1949: Comício da Fonte da Moura. Grande manifestação de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência pela Oposição Democrática.
1963: Começa a luta armada na Guiné pela independência do país.
1971: O deputado da Ala Liberal portuguesa Francisco de Sá Carneiro pede esclarecimentos ao Governo sobre a situação dos presos políticos. Não obtém resposta.
1981: Pela primeira vez, uma mulher, a escritora Marguerite Yourcenar, é admitida na Academia Francesa.
1987: O nadador português Alexandre Yokochi conquista a medalha de ouro nos 200 metros bruços no “meeting” internacional de Strasbourg.
1989: Morre o pintor surrealista espanhol Salvador Felipe Jacinto Dalí y Domenech, Salvador Dali. Tinha 84 anos.
1998: É anunciada a fusão dos bancos Fonsecas & Burnay, Borges & Irmão e o de Fomento Exterior no Banco BPI.
2002: Morre o sociólogo francês Pierre Bourdieu. Tinha 71 anos.
.
Este é o vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 343 dias para o termo de 2024.
Pensamento do dia: “O definitivo sinal da liberdade é o facto de o medo deixar espaço ao gozo tranquilo da independência”. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.




