Dia 24 de outubro: Dia Municipal para a Igualdade


1763: É ordenada a demolição de todas as barracas destinadas a habitação e serviços, construídas em Lisboa depois do Terramoto de 1755.

1925: Lúcia, única sobrevivente dos “videntes” de Fátima, entra nas Doroteias, em Tui, na Galiza, em Espanha.

1944: Morre, aos 67 anos, o francês Louis Renault, pioneiro da indústria automobilística.

1957: Morre, aos 52 anos, o estilista francês Christian Dior.

1972: António de Spínola, governador da Guiné, escreve ao chefe do Governo português Marcello Caetano, pedindo autorização para se encontrar com o líder do PAIGC, Amílcar Cabral. A autorização é negada.

2003: O automobilista Carlos Sousa (Mitsubishi Strakar) sagra-se campeão mundial de todo-o-terreno no final do Dubai Desert Challenge, Emirados Árabes Unidos.

2003: O supersónico Concorde com as cores da British Airways aterra no aeroporto de Nova Iorque, Estados Unidos, no final do seu último voo comercial a partir de Londres, Inglaterra.

2004: Morre, aos 83 anos, Roger Vilard, escritor francês, autor de “Un Condamné a Mort s’Est Evade”, Grande Prémio da Academia Francesa das Letras.

2021: O ciclista Iuri Leitão conquista a medalha de prata na prova de eliminação dos Mundiais de pista, o único pódio de Portugal na competição, que decorreu em Roubaix, em França.

.

Este é o ducentésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 68 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Nós os Povos das Nações Unidas, decididos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra… a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem… resolvemos conjugar os nossos esforços para a consecução desses objetivos”. Carta das Nações Unidas, em vigor desde 24 de outubro de 1945.