Dia 26 de abril, Dia Mundial da Propriedade Intelectual


1915: Grande Guerra 1914-1918. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.

1933: É criada a Gestapo, Geheime Staatspolizei – polícia secreta do Estado, na Alemanha de Hitler, sob o comando de Hermann Goering.

1938: Holocausto. O regime nazi, de Adolf Hitler, confisca os bens de todos os judeus alemães.

1945: II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, Presidente do Governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.

1986: Desastre de Chernobyl. Um incêndio no núcleo do reator da central nuclear da União Soviética liberta grandes quantidades de material radioactivo para a atmosfera o que causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.

2001: É lançado o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, elaborado pela Academia das Ciências de Lisboa, e sob a coordenação de Malaca Casteleiro, catedrático da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.

2009: Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de “igualdade fraterna” para a sociedade atual.

.

Este é o centésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 249 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “A única coisa que torna possível a identidade é a ausência de mudança, mas ninguém acredita de facto que se seja semelhante àquilo de que se lembra”. Gertude Stein (1874-1946), escritora norte-americana.