[pro_ad_display_adzone id=”46664″]
1849: Nasce o fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov, Prémio Nobel da Medicina em 1904.
1928: Vinte e três países assinam o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.
1945: Morre, o compositor húngaro Bela Bartók, nos EUA, onde se refugiara após a ocupação nazi do seu país. Um dos mais importantes compositores do século XX. Tinha 64 anos.
1957: Primeiro jogo europeu no Estádio da Luz, que opõe o Benfica ao Sevilha, para a Taça dos Campeões Europeus. O jogo acaba empatado a zero.
1968: Marcello Caetano é nomeado Presidente do Conselho de Ministros.
1989: Um avião que transportava os deputados portugueses João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva, cai na Jamba, Angola.
2007: Morre, aos 71 anos, Joaquim Magalhães Mota, um dos três fundadores do PSD.
2008: Morre, aos 83 anos, o ator Paul Newman. Newman, lendária figura do cinema norte-americano, foi nomeado 10 vezes para os Óscares da Academia de Hollywood, tendo ganho três estatuetas, uma das quais em 1987 pelo filme “A Cor do Dinheiro” e as outras duas a título honorário.
2017: Morre, aos 91 anos, Robert Delpire, editor francês pioneiro da divulgação dos grandes mestres da fotografia do século XX, como Robert Frank, fundador da Photo Poche.
2018: Morre, aos 84 anos, Helena Almeida, artista plástica.
2019: Morre, aos 86 anos, Jacques Chirac, antigo primeiro-ministro, presidente da Câmara de Paris e Presidente da República francesa.
2021: Morre, com 72 anos, Alan Lancaster, baixista inglês, membro fundador da banda rock britânica Status Quo.
Este é o ducentésimo sexagésimo nono dia do ano. Faltam 96 dias para o termo de 2022.
Pensamento do dia: “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a da humildade”. T. S. Eliot (1888-1965), poeta, ensaísta e dramaturgo inglês de origem norte-americana, Nobel da Literatura.




