Dia 31 de dezembro, último dia do ano


1821: É criado por carta de Lei o Banco de Lisboa, simultaneamente banco comercial e banco emissor, com capital, fixado em 5.000 contos de reis.

1869: Nasce o francês Henri-Émile-Benoît Matisse, Henri Matisse, precursor do fauvismo, nome chave da arte no século XX.

1961: Golpe de Beja contra a ditadura do Estado Novo. Humberto Delgado entra clandestinamente em Portugal para comandar a revolta.

1972: O governador militar de Moçambique Kaúlza de Arriaga, manda arquivar o inquérito sobre o massacre de Wiriyamu, ocorrido no dia 16.

1974: Por Portugal, Mário Soares, e pela Índia, J. B. Chavan, assinam, em Nova Deli, o Tratado relativo ao reconhecimento da Soberania da Índia sobre Goa, Damão, Diu, Dadrá e Nagar Aveli e assuntos correlativos.

1978: Morre, aos 32 anos, em combate, Nicolau dos Santos Lobato, presidente da Frente de Libertação de Timor-Leste.

1983: Dois mortos e 34 feridos na estação Saint-Charles de Marseille, na explosão de uma bomba colocada perto dos cacifos automáticos. Alguns minutos antes, uma outra explosão causa três mortos e três feridos a bordo do TGV Marseille-Paris, na zona de Tain-l’Hermitage. Estes dois atentados são reivindicados pela “Organização da luta armada árabe”.

2005: Arranca o Rali Lisboa-Dacar, 28.ª edição da prova de todo-o-terreno, com partida de Portugal, pela primeira vez.

.

Este é o tricentésimo sexagésimo sexto e último dia do ano de 2024.

Pensamento do dia: “Não há certeza alguma neste mundo e tanto basta para dar alforria ao espírito do homem”. Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.

LusoJornal