Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas comemorado esta semana em Strasbourg


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões. Este dia presta homenagem a Portugal, aos Portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.

A obra-prima do poeta português, “Os Lusíadas”, celebra os feitos heroicos dos navegadores portugueses e continua a ser um símbolo fundamental da cultura e identidade portuguesas.

Este ano, a data ganha um novo significado, pois celebram-se os 500 anos do nascimento do poeta, que se estima ter sido em 1524.

A celebração, que decorreu em Strasbourg, no jardim da residência do Representante de Portugal no Conselho da Europa, foi organizada pelo Representante Permanente, o Embaixador Gilberto Jerónimo, em conjunto com a Cônsul-Geral de Portugal em Strasbourg, Patrícia Gaspar.

O evento contou com mais de 200 pessoas, entre os quais Carlos Vinhas Pereira, Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), assim como Helder Gaspar, Presidente da delegação do Grand-Est da CCIFP, mas também com a participação de várias personalidades políticas, diplomatas portugueses e estrangeiros, representantes de diversas associações da região, representantes locais e demais entidades, que se reuniram para celebrar este “dia especial”.

A cerimónia, repleta de simbolismo, foi um verdadeiro testemunho do espírito de união e identidade nacional, reforçando a importância das tradições e dos valores culturais que definem a Comunidade dos portugueses na região.

O evento foi acompanhado musicalmente pelo Quarteto de cordas de Manuel Mendoza e contou com a participação da pintora Nathalie Afonso, vinda especialmente de Paris e que realizou um quadro de “Luís de Camões” em direto, inspirada pela interpretação do Quarteto de cordas de Manuel Mendoza.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca