Lusa | António Cotrim

Diretor do Festival d’Avignon: Tiago Rodrigues apela ao voto contra o Rassemblement National


Numa entrevista à Lusa a propósito da 78ª edição do Festival de Avignon, o português Tiago Rodrigues, Diretor deste que é considerado o maior festival de teatro do mundo, apelou aos Franceses para votarem em massa nas eleições legislativas e apelou que votem contra o Rassemblement National que constitui “uma ameaça para a liberdade de expressão e a democracia francesa”.

“O contexto político hoje na sociedade francesa e a concomitância com as eleições legislativas responsabilizam o Festival a tomar posição publicamente, institucionalmente, para estar à altura da sua história e dos valores e princípios que o fundaram em 1947”, frisou Tiago Rodrigues.

Reiterando que o evento se assume como “um Festival republicano, democrático, progressista, ecologista, feminista e antirracista”, o encenador e dramaturgo português apelou ao voto nas eleições legislativas francesas, esperando que este seja feito “no campo democrático e contra a extrema-direita e o RN”.

Para Tiago Rodrigues, o voto na extrema-direita e no RN seriam “uma ameaça não apenas para a diversidade de visões do mundo que dá forma ao festival, a liberdade de expressão que é o coração também deste evento”, mas também “uma ameaça à democracia francesa”.

E uma ameaça ao “país dos direitos humanos e das luzes e da exceção cultural que o Festival sempre defendeu ao longo de 80 anos a favor da cultura e da criação no centro da cidadania”, concluiu.