Dourdan pelo Maire lusodescendente


O Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, visitou na sexta-feira a cidade de Dourdan, cujo Maire é o lusodescendente Paolo de Carvalho.

Paolo de Carvalho e a equipa municipal receberam o Embaixador português e, juntos, visitaram os comerciantes locais – “o coração palpitante da nossa cidade” como diz o autarca lusodescendente – e foi organizada uma visita guiada do diplomata português ao castelo medieval.

Foi em Dourdan que morou a família Antunes, agora regressada a Portugal e um dos mais ilustres membros é o cantor Tony Carreira, que estudou na cidade. Aliás, Tony Carreira cantou este ano em Dourdan a convite do autarca franco-português.

Desta vez José Augusto Duarte foi recebido com honras de convidado oficial no Hôtel de Ville de Dourdan. “Foi uma visita rica em intercâmbios e descobertas que põem em destaque as relações fortes entre as nossas Comunidades” diz Paolo de Carvalho.

Com 48 anos de idade, Paolo de Carvalho está muito implicado na vida desta cidade de cerca de 10.000 habitantes, a sul de Paris, e sobretudo no meio associativo, tendo sido Presidente do Clube de futebol de Dourdan durante 4 anos.

“Nasci num meio modesto. A minha mãe era empregada doméstica e o meu pai era motorista” disse Paolo de Carvalho quando se apresentou aos eleitores. “Por estar habituado a ver o meu pai sempre de fato-macaco, o meu sonho era… usar uma gravata. Penso que atingi esse sonho” diz a sorrir.

No ano passado, o Presidente do PSD, Luís Montenegro, passou por Dourdan aquando da iniciativa “Sentir Portugal”, dedicada às Comunidades portuguesas em vários países europeus.

O périplo passou pela Alemanha, Luxemburgo, Suíça antes de chegar a França. Em Dourdan, Luís Montenegro foi recebido no Hôtel de Ville, onde aliás se encontrou com outros autarcas de origem portuguesa.

Paolo de Carvalho esteve este verão na Embaixada Portuguesa, quando o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa se deslocou a Paris para participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Nessa altura, o Chefe de Estado português condecorou Tony Carreira e Paolo de Carvalho foi uma das poucas personalidades convidadas para assistir à cerimónia. Nessa altura falou bastante com José Augusto Duarte.

O Maire agradeceu ao Embaixador português “pelo seu interesse e entusiasmo por Dourdan” e agradeceu também a “todos os que contribuíram para transformar esta visita oficial num momento caloroso e convivial”.

“Dourdan continua a brilhar graças ao seu património, ao seu dinamismo e aos seus habitantes” escreve nas redes sociais o autarca da cidade.

LusoJornal