Na igreja escocesa de Paris acontecem coisas giras!
No sábado, dia 30 de setembro, integrado na série de concertos organizada na Scots Kirk pela Rue Bayard Concerts, esta recebia o duo de piano a quatro mãos 20Fingers.
Este duo constituído por João Vasco e Eduardo Jordão, dois pianistas portugueses, os quais nos ofereceram um programa entusiasmante intitulado “De Mozart a Chico Buarque”.
Uma bela ocasião para festejar os dez anos de existência desta formação.
Os dois músicos produziram-se juntos pela primeira vez em 2007 na cidade irlandesa de Cork, tocando depois em variadíssimos países.
Têm um percurso pessoal muito rico: João Vasco é pianista concertista, fazendo parte nomeadamente do Rumos Ensemble. É também professor no Conservatório Nacional de Lisboa. Eduardo Jordão toca em diversas formações em Portugal e ensina no Conservatório de Setúbal.
O rítmo, a dança e o humor marcaram o caráter deste recital que recebeu uma enorme ovação do público da Scots Kirk. Desde a Sonata clássica ao Ragtime, do Tango ao Chorinho, este recital propõe arranjos inéditos para piano a quatro mãos e foram escritos pelos pianistas Eduardo Jordão e Inês Mesquita.
Num ambiente particularmente caloroso, que contou com a presença de um público que compreendia representantes da Embaixada de Portugal, bem como da Casa de Portugal André de Gouveia e uma grande e fiel assistência aos concertos da Rue Bayard, os dois pianistas prendaram-nos bisando com o Libertango do compositor Astor Piazzolla e perante tanto aplauso, regressaram ao estrado bisaram de novo tocando um magnífico Fado, Maria Lisboa, cuja música é da autoria de Alain Oulman (um dos mais importantes compositores musicais dos fados de Amália Rodrigues), fado este bem conhecido e ilustrado por um poema de David Mourão Ferreira.
O arranjo deste Fado ornado de uma grande delicadeza foi realizado por Eduardo Jordão para piano a quatro mãos: uma delícia!
João Vasco confiou que “foi um privilégio estrear em Paris, perante uma sala cheia e fechar com o arranjo do fado Maria Lisboa, cuja música é da autoria do franco-português Alain Oulman. Aqui, os 20Fingers sentiram-se em casa. À bientôt!”
A série dos concertos na Scots Kirk prolonga-se ao longo do ano. Propõe concertos magníficos, ao sábado à noite, num ambiente intimista, propício à expressão musical. A sala usufrui de uma particularidade sonora, a de um belíssimo piano Petrof, raramente encontrado noutros espaços parisiences.
Mais uma vez foi demonstrado que a música estabelece pontes entre os povos. Num período em que a sociedade carece de diálogo foi um recital carismático ao apoiar-se em compositores de diferentes nacionalidades e épocas, voou da Europa até à América do Sul (Brasil), cimentou e selou mais uma imensa ponte!
[pro_ad_display_adzone id=”2710″]