Eleições para o CCP: Duas listas candidatas na área consular de Paris


O experiente Paulo Marques, há muitos anos Conselheiro das Comunidades, e o outsider João Martins Pereira, são os dois cabeças de lista às eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) no círculo eleitoral da gigantesca área consular de Paris, que vai eleger 7 Conselheiros.

.

Para além de ser Conselheiro das Comunidades, e até membro do Conselho Permanente do CCP, Paulo Marques é Maire-Adjoint em Aulnay-sous-Bois e é o Presidente da Cívica, a associação dos autarcas franceses de origem portuguesa. Enquanto Conselheiro, é membro do Conselho Económico e Social e também do Conselho de Opinião da RTP.

A lista integra ainda Odete Fernandes Mendes, Maire Adjointe de Drancy e apresentadora do programa “Só Fado” na rádio Alfa; Fernando Rodrigues, dirigente associativo e Conselheiro municipal de Meaux; Christine Alves, Presidente da Rádio Arc en Ciel em Orléans; Pedro Capitão, autarca em Chilly-Mazarin; Rosa André, Conselheira municipal em Saint Germain-en-Laye; Henrique dos Santos Neto, autarca em Mézières-sur-Oise.

Quanto aos candidatos suplentes, a lista conta com Elodie Francisco, jovem dirigente associativa em Paris; José Ferreira, empresário e ex-autarca em St- Fargeau Ponthierry; Sandra de Pina Semedo, dirigente associativa e ex-autarca em La Verrière; Manuel Aparício, autarca em St Crépin Ibouvillers (e foi Conselheiro das Comunidades por um momento, em substituição do Conselheiro Carlos dos Reis); Josefina Rodrigues, dirigente associativa em Ozoir-la-Ferrière e membro da Academia do Bacalhau de Paris; David Gomes, Maire Adjoint em La Chapelle Saint Mesmin e antigo Conselheiro das Comunidades e Sandrine Carneiro, autarca em Plaisir e atual Conselheira das Comunidades.

.

João Martins Pereira é Conselheiro municipal da oposição em Charenton-le-Pont e exerce funções no Partido Socialista a nível europeu, para além de ser executivo financeiro num banco público francês. Esta é a primeira vez que concorre ao Conselho das Comunidades Portuguesas.

Da lista fazem parte Emília Ribeiro, autarca em Les Ulis e dirigente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF); António Oliveira, ex-autarca em Neuilly-sur-Marne e Secretário-coordenador da Secção do PS português em Paris; Sandra Canivet da Costa, fundadora da editora Cadamoste; Mathias Isidoro, Presidente da associação portuguesa de St Brice-sous-Forêt; Gracinda Marinhão, advogada aposentada; e Luís Fernandes, trabalha na Campus France e cofundador da Association Isséenne de Secours et Sauvetage (AISS) da qual é atual Vice-presidente.

Quanto aos candidatos suplentes, a lista conta com Suzette Fernandes, Presidente da associação de solidariedade Les Hiron’Ailles; Maxime Rodrigues, membro eleito do Conselho de Administração da Universidade de Limoges; Virginie Ferreira, Conselheira municipal em Nantes; António Nogueira, psicólogo; Olinda Sobreira, empresária e ex-dirigente associativa; Fernando Silva, antigo dirigente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) e Lia Gomes, radialista.

.

O prazo para entrega das listas de candidatos acabou ontem, dia 6 de novembro e as eleições, por sufrágio universal, vão ter lugar no próximo dia 26 de novembro, presencialmente, no posto consular. Podem votar todos os Portugueses recenseados no estrangeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca