Embaixador de Portugal apresentou Cartas Credenciais ao Presidente Emmanuel Macron


O Embaixador Francisco Ribeiro de Menezes apresentou as suas Cartas Credenciais ao Presidente da República francesa Emmanuel Macron, no Palais de l’Elysée, na segunda-feira, dia 1 de setembro.

As Cartas Credenciais são documentos oficiais que um novo Embaixador apresenta ao Chefe de Estado de um país onde está acreditado. Elas servem de prova de acreditação, neste caso assinadas pelo Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e endereçadas ao Presidente Emanuel Macron.

Este ato protocolar tem uma codificação própria e marca também o início da missão diplomática do Embaixador. O diplomata costuma ser escoltado até ao Palácio presidencial, entrega o documento e troca algumas palavras sobre a relação entre os dois países.

“A ocasião serviu para vincar o empenho dos dois Estados, parceiros e aliados, no continuado reforço do seu relacionamento” lê-se nas redes sociais da Embaixada portuguesa.

Depois de recebidas, as Cartas Credenciais dão privilégios e imunidades ao Embaixador. No fundo, confirmam o estatuto diplomático do diplomata, com as proteções previstas na Convenção de Viena de 1961.