Embaixadora Florbela Paraíba é a nova Presidente do Instituto Camões


O Governo português dissolveu o Conselho diretivo do Instituto Camões, que estava em funções há apenas um ano, e nomeou como nova Presidente Florbela Paraíba, até agora Embaixadora de Portugal no Senegal.

Por decisão do Governo, foi dissolvido o Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua “por necessidade de imprimir nova orientação à gestão”, refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa nota enviada à Lusa. “Não se trata da substituição de uma pessoa, mas de uma equipa”, especifica o Ministério.

Florbela Paraíba sucede no cargo à frente do Camões a Ana Paula Fernandes, nomeada para o cargo por despacho de 02 de junho de 2023, embora apareça na página oficial do Instituto como “Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P. desde 17 de julho de 2023”.

Ana Paula Fernandes tinha sucedido no cargo a João Ribeiro de Almeida, também ele diplomata. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, com Pós-graduação em Assuntos Europeus pelo ISEG e Mestrado em Cooperação Internacional pelo ISCTE (2001), desempenhou antes, entre outros, cargos junto da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e foi também assessora do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2009).

A Lei-Quadro dos Institutos Públicos diz que o mandato dos membros do Conselho diretivo tem a duração de cinco anos, mas prevê que possa ser dissolvido “mediante despacho fundamentado do membro do Governo da tutela, por motivo justificado”, incluindo o invocado: “necessidade de imprimir nova orientação à gestão”.

A mesma lei diz que “a cessação do mandato que se fundamente na extinção ou reorganização de instituto público ou na necessidade de imprimir nova orientação à gestão dá lugar, desde que contem, pelo menos, 12 meses seguidos de exercício de funções”.

O nova Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tem 52 anos, é licenciada em Relações Internacionais e foi Embaixadora em Dakar de 2022 até agora.

Entre outras funções, Florbela Paraíba foi Chefe do Gabinete do Secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2019, e conta na carreira, antes disso, esteve em missão em várias Embaixadas e na Missão Permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Os outros membros do até agora Conselho Diretivo eram Ricardo Victoria, Vice-Presidente, e Paula Pedro Loureiro e Joaquim Coelho Ramos, como vogais.

LusoJornal