Emídio Sousa presidiu à assinatura do Protocolo entre a Câmara de comércio franco-portuguesa e a Freguesia do Soito


A Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) assinou esta sexta-feira, dia 8 de agosto, durante a manhã, um Protocolo de cooperação com a Junta de freguesia de Soito, no concelho de Sabugal, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, e do Deputado Carlos Gonçalves (PSD), eleito pelo círculo da emigração na Europa.

“Este acordo marca uma nova etapa no reforço dos laços económicos, institucionais e territoriais entre a França e Portugal e pretende incentivar os investimentos, facilitar as trocas comerciais e criar ligações concretas entre os nossos membros e os atores locais” explica uma nota enviada às redações pela Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP).

De salientar que já no ano passado a CCIFP assinou um Protocolo de cooperação com o concelho do Sabugal, na presença do então Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

Esta sexta-feira, o Protocolo foi assinado pelo Presidente da Junta de Freguesia do Soito, Tiago Martins e por Carlos Vinhas Pereira, ele próprio originário do Soito, onde reside aliás o pai do Presidente da CCIFP.

Esta assinatura acontece no mesmo dia em que teve lugar a 3ª edição da Raia Cup, um evento desportivo transfronteiriço, organizado num ambiente de convívio “que permite reforçar os laços humanos e profissionais entre membros da Comunidade portuguesa de França, com empresas e instituições locais” lembra a nota da CCIFP, referindo-se ao evento cujo principal organizador é David Alves e no qual participaram antigos jogadores de futebol conhecidos, como Valdo, Mantorras, Jorge Andrade ou Paulo Sérgio.

“A CCIFP orgulha-se de continuar com esta estratégia de terreno, ao serviço da economia franco-portuguesa e das dinâmicas locais” diz a instituição presidida por Carlos Vinhas Pereira, para quem, a presença do Secretário de Estado Emídio Sousa “é testemunha do apoio do Governo português a estas iniciativas de cooperação territorial”.