Lusa | António Borga

Emmanuel Macron começa hoje uma visita de Estado a Portugal e passa o dia em Lisboa


O Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, inicia esta manhã uma visita de Estado de dois dias a Portugal a convite do Presidente da República portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa. Para além de Lisboa, o Presidente francês vai estar no Porto.

Esta é a primeira visita de Estado de um Presidente francês desde Jacques Chirac em 1999.

Emmanuel e Brigitte Macron levam uma delegação francesa – onde constam também alguns portugueses de França – e vai receber honras militares logo no Aeroporto Humberto Delgado e depois, recebe honras de Chefe de Estado numa cerimónia que vai ter lugar às 11h30 na Praça do Império, em frente do Mosteiro dos Jerónimos, ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa.

O casal presidencial vai depois depôr uma coroa de flores junto ao túmulo de Luís de Camões, no interior do Mosteiro e segue para o Palácio de Belém com Marcelo Rebelo de Sousa para um primeiro breve encontro.

A comitiva francesa vai depois para o Palácio de São Bento, onde almoça com o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.

A tarde vai ser dedicada aos compromissos políticos e económicos entre a França e Portugal. A começar por uma receção na Assembleia da República, onde Emmanuel Macron vai ser recebido pelo Presidente da Assembleia José Pedro Aguiar Branco e vai encontrar-se com os parlamentares.

Mais tarde, no Veleiro Santa Maria Manuela, atracado no Quais do Parque das Nações, vai ter lugar a transmissão entre Portugal e a França da organização da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC) que teve lugar em Lisboa e, em junho deste ano vai ter lugar em Nice. Vão discursar Emmanuel Macron e Luís Montenegro, onde evocarão a importância da cooperação marítima e ambiental.

Emmanuel Macron vai também encontrar-se com o Presidente da Câmara municipal de Lisboa, Carlos Moedas para evocar a cooperação franco-portuguesa no domínio do desenvolvimento urbano e do património, e vai falar sobre inovação e transformação numérica com atores da Tech franco-portuguesa e com investidores

O dia vai acabar com um jantar de Gala no Palácio Nacional da Ajuda, oferecido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na presença de personalidades políticas, económicas e culturais dos dois países.

Amanhã, sexta-feira, o Presidente francês e a delegação, vão passar o dia no Porto, antes de regressar a Paris.