Arquivo Blocotelha

Empresa portuguesa envolvida na construção da maior central termonuclear do mundo em Saint-Paul-lès-Durance

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

A Blocotelha, uma empresa de construção metálica sediada em Porto de Mós, no distrito de Leiria, está envolvida na construção, no sul da França, do Reator Internacional Termonuclear Experimental, tendo a obra sido adjudicada por mais de 15 milhões de euros.

A Blocotelha foi “uma das empresas portuguesas subcontratadas para fazer parte da construção do ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), considerado o maior projeto mundial de energia de fusão nuclear”, anunciou a empresa em comunicado.

Segundo a nota, o projeto, que teve início em 2020 para a empresa de Porto de Mós, “foi adjudicado por um valor superior a 15 milhões de euros e tem previsto o fornecimento e montagem de mais de 2.000 toneladas de estruturas metálicas, 11.000 metros quadrados (m2) de coberturas e 17.000 m2 de revestimentos”.

A Blocotelha entra naquela “que será a última fase da sua participação no projeto de construção do ITER, que consiste na finalização dos edifícios pelos quais a empresa está responsável (B71, B75, B34 e B37) e das pontes Cryoline, Busbar M1 e Busbar M2, estando prevista a sua conclusão antes do final do ano”.

O reator experimental internacional de fusão (ITER) está a ser construído em Saint-Paul-lès-Durance, no sul de França, com a colaboração de 35 países. “O projeto visa a construção do maior tokamak do mundo, um dispositivo de fusão magnética, criado para provar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em grande escala e livre de carbono, com base no mesmo princípio que alimenta as estrelas e o Sol”, acrescenta a nota de imprensa.

A empresa, enquanto parceira do consórcio europeu, tem 20 profissionais alocados ao projeto com a responsabilidade de fornecimento e montagem das estruturas metálicas, revestimentos e coberturas dos quatro edifícios e das três pontes.

“O projeto ITER apresenta-se, e é na realidade, um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante podermos contribuir e colaborar com peritos de todo o mundo, num projeto com impacto tão significativo no futuro da energia e no mundo”, afirma o Diretor comercial da Blocotelha, Erico Ferraria.

De acordo com o comunicado, o ITER “será o maior tokamak do mundo, com o dobro do tamanho da maior máquina atualmente em operação, com um volume da câmara de plasma dez vezes maior”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal