Espinho e Santa Maria da Feira passam a ter Gabinetes de Apoio ao Emigrante de 2ª geração

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participa esta sexta-feira 18 de janeiro, nas cerimónias de assinatura de Protocolos de cooperação entre as Câmaras Municipais de Espinho e de Santa Maria da Feira e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), para a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) de 2ª geração naqueles concelhos.

A cerimónia de assinatura do Protocolo no município de Santa Maria da Feira terá lugar, às 10h45, na Biblioteca Municipal. No município de Espinho, a iniciativa terá lugar, às 15h30, nos Paços do Concelho.

Os dois concelhos já têm Gabinetes de Apoio ao Emigrante. O de Espinho foi criado em 2011, enquanto o de Santa Maria da Feira foi criado em 2003. Mas agora passam para uma versão mais atualizada.

“Com a assinatura destes novos Protocolos, estes GAE passarão a dispor de outras valências, nomeadamente de aconselhamento aos utentes sobre matérias relacionadas com investimento em Portugal” diz uma nota da Secretaria das Comunidades Portuguesas enviada às redações, referindo-se à articulação dos municípios com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), integrado na DGACCP. “O GAID está vocacionado para identificar, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas em Portugal”.

Os GAE têm por missão apoiar cidadãos portugueses que tenham estado emigrados, pretendendo responder às questões inerentes ao seu regresso e reintegração em todas as suas vertentes: social, jurídica, profissional e educativa, entre outras, mas também apoiam os cidadãos que continuam a viver no estrangeiro. Os GAE prestam ainda apoio aos cidadãos que pretendem iniciar um processo migratório, para que possam sair do país na posse de mais informação útil sobre o país de destino.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20127″]

LusoJornal