LusoJornal | Joseph N’jiokou

Está aberto o Concurso para um Leitor de português na Universidade Jean Monnet em Saint-Étienne


Encontra-se aberto até 10 de julho o concurso para preenchimento de uma vaga de leitor de português na Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne.

A partir de setembro 2024, o leitor, em colaboração com a responsável dos estudos portugueses, Rosa Maria Queirós Fréjaville e o Instituto Camões, deverá lecionar disciplinas na área da língua portuguesa. O leitor deverá também participar na vida científica do Departamento organizando atividades culturais e educativas com o intuito de promover a lusofonia, como estipulado no protocolo entre a Universidade Jean Monnet e o Instituto Camões. Por outro lado, o candidato deve respeitar os pré-requisitos sendo titular duma licenciatura em língua, linguística ou cultura e de preferência em Estudos portugueses e franceses.

Para chegar a esses objetivos o candidato eleito terá a seu dispor um contrato de 3 anos e um salário mensal ilíquido de 1801,73 € correspondendo a duzentas ou trezentas horas de aulas, segundo a metodologia de ensino.

A candidatura deve respeitar um número de documentos essenciais, ou seja, a carta de motivação em dois exemplares (em versão francesa e portuguesa), dois exemplares do curriculum vitae detalhado, datado e assinado em versão portuguesa e francesa (modelo Europass de preferência), uma fotocópia de cada diploma universitário obtido, um certificado de habilitações com as disciplinas discriminadas e respetivos resultados e por fim, uma fotocópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão.

O dossier deverá ser enviado para: drh-enseignants@univ-st-etienne.fr e rosa.maria.frejaville@univ-st-etienne.fr

LusoJornal