Europeias: Cotrim Figueiredo candidato por 4 horas, desistiu para apoiar Valérie Hayer à presidência do grupo “Renovar a Europa”


O eurodeputado português da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, desistiu ontem da candidatura à presidência do grupo “Renovar a Europa”, no Parlamento Europeu, quatro horas depois de a anunciar, devido à perda de apoio de várias delegações.

“Depois da retirada de apoio de última hora de várias delegações, decidi não avançar com a minha nomeação para Presidente do Renovar a Europa”, declarou João Cotrim de Figueiredo, em comunicado.

O ex-Presidente da Iniciativa Liberal acrescentou, durante o período de anúncio da candidatura e retirada, teve “discussões francas e frutíferas” com a atual Presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer, do partido do Presidente francês Emmanuel Macron. “Concluímos que partilhamos uma preocupação comum sobre a necessidade de fazer o ‘Renovar a Europa’ evoluir em resposta às indicações que nos deram os últimos resultados eleitorais”, acrescentou.

Em comunicado, o eurodeputado tinha justificado a sua candidatura com a necessidade de inverter “os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renovar a Europa perdeu mais de 20% dos seus lugares”.

“Algo precisa de mudar. Seja no trabalho político, seja na organização, seja na comunicação do grupo. Um liberal assume a responsabilidade das suas ações livres”, sustentou Cotrim de Figueiredo, defendendo que é necessário “apresentar o que correu mal” e “reconquistar a confiança dos eleitores europeus”.

O eurodeputado eleito disse estar “consciente de que a atual liderança parte em vantagem”, mas defendeu que é preciso “assumir com coragem algo que precisa de mudar a nível estrutural”.

A eleição vai realizar-se esta terça-feira à tarde, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.