Europeu de Andebol feminino: Portugal está no grupo da França, Campeã do Mundo


A Seleção portuguesa feminina de andebol regressa à fase final do Campeonato da Europa 2024, 16 anos depois, e inserida num Grupo C que se antevê complicado para as lusas, a começar já na quinta-feira contra a Espanha, depois contra a Polónia e finalmente contra as Campeãs do Mundo, a França.

A Seleção ruma à cidade suíça de Basileia, onde vai disputar os três jogos da ‘poule’ referentes à ronda preliminar, na arena St. Jakobshalle, um dos palcos que acolhe o torneio que vai decorrer entre 28 de novembro e 15 de dezembro, também na Áustria e Hungria.

O desafio inaugural faz-se diante das espanholas, que têm como melhor resultado as finais em 2008 e 2014, ambas perdidas para a Noruega (nove vezes Campeão europeia), a primeira precisamente no ano em que Portugal esteve presente.

Segue-se, no sábado, o opoente teoricamente mais acessível, a Polónia, que lutará para ser uma das duas primeiras colocadas rumo à Main Round, que vai decorrer nas cidades de Debrecen, Hungria, e Viena, Áustria.

Perspetiva-se que o desafio da terceira ronda, ante a França, vencedora em 2018 e atual Campeã do Mundo, seja o que colocará mais adversidades às portuguesas, já que são uma das favoritas a erguer o ‘cetro’, juntamente com a Noruega e Dinamarca, finalista em 1998, 2004 e 2022 e campeã em 1994, 1996 e 2002. Além de terem reinado em 2018, foram finalistas em 2020, perdendo o derradeiro desafio para a Noruega, e em 2022 foram quartas classificadas.

.

O Selecionador José António Silva levou 17 atletas, tendo ‘riscado’ Rita Campos, Débora Moreno e Joana Semedo da lista inicial para a segunda participação de sempre de Portugal numa fase final.

A Capitã Bebiana Sabino, com 145 internacionalizações, é a mais experiente das convocadas e a única acima do centenário de jogos pela Seleção principal, com Isabel Góis (89) e Mariana Lopes (70) as que mais se aproximam.

Sem estreantes, Mariana Costa, com nove jogos, é a menos experimentada no patamar internacional, numa lista com seis atletas do Benfica e com sete internacionais a jogar em clubes estrangeiros.

LusoJornal