Europeu de Andebol: Portugal defronta hoje a França e jogo pode ser decisivo


Portugal defronta hoje a França, campeã em título, na segunda jornada do Grupo I da Ronda Principal do Europeu de andebol, que pode relevar-se decisiva para os lusos continuarem a sonhar com as meias-finais.

Depois do desaire frente à Alemanha (32-30), na quinta-feira, os ‘heróis do mar’ regressam à Jyske Bank Boxen, na cidade dinamarquesa de Herning, onde vão ter pela frente uma das seleções favoritas a vencer a 17ª edição do Europeu e que soma os mesmos dois pontos de Portugal na ’main round’.

À semelhança dos lusos, os gauleses, coroados em 2006, 2010, 2014 e 2024, foram derrotados no arranque da Ronda Principal, ante a tetracampeã mundial Dinamarca (29-32), e precisam igualmente de somar pontos na ‘poule’ I, já que só os dois primeiros lugares dão acesso às ‘meias’.

Na última vez em que se defrontaram, a França superiorizou-se pela margem mínima (35-34), no jogo de atribuição do terceiro lugar do Mundial2025, pelo que se prevê um novo duelo equilibrado, embora com favoritismo para os gauleses, face ao estatuto cimentado a nível de títulos e de qualidade do plantel.

O pivô Victor Iturriza foi o grande ausente contra os germânicos, devido a castigo, mas hoje voltará, muito provavelmente, ao sete titular escolhido por Paulo Jorge Pereira.

Os irmãos Martim e Francisco Costa, este último atual melhor marcador do torneio coorganizado pela Dinamarca, Suécia e Noruega, com 39 golos, são os elementos que podem fazer a diferença a partir das 15h30 (hora de Paris), enquanto do outro lado é preciso anular a qualidade de jogadores como Aymeric Minne, Dika Mem ou Hugo Descat.

A poule’ I da ‘main round’ é liderada pela Alemanha, com quatro pontos, seguida da França (segunda posicionada), Dinamarca (terceira), Portugal (quarto) e Noruega (quinta), todos com dois, enquanto a Espanha está a zero.

Após o embate de hoje com a Campeã em título, os ‘Heróis do mar’ medem forças com a Noruega, na segunda-feira, e a Espanha, no dia 28 de janeiro.