A Seleção portuguesa de hóquei em patins entrou ontem com o pé esquerdo no Europeu da modalidade, a decorrer em Paredes, Portugal, ao perder com a Itália (3-2), enquanto Espanha iniciou a defesa do título a ganhar (2-1) à França.
Os lusos, que procuram um título europeu que ‘foge’ desde 2016, entraram a perder, por Andrea Malagoli, que fez o primeiro aos 16 minutos, mas deu a volta, por Alvarinho (23 min) e Rafa (40 min).
Ipiñazar empatou a contenda, também aos 40 minutos, e deixou para o avançado do Sporting Alessandro Verona o tento decisivo, no minuto seguinte, confirmando a ‘surpresa’ italiana.
Portugal procura responder à entrada em falso esta terça-feira, defrontando a França, seguindo-se, na quarta-feira, a tricampeã Espanha, que tem dominado os Europeus desde que os portugueses conquistaram o 21º troféu da sua história, mais dois do que os vizinhos.
No outro encontro da ‘poule’, também um clássico da modalidade, a Espanha levou a melhor sobre França por 2-1, com todos os golos do jogo apontados no primeiro tempo.
O benfiquista Nil Roca adiantou os tricampeões europeus em título no marcador, logo aos 4 minutos, e Martí Casas fez o 2-0, aos 19 minutos, confirmando o favoritismo espanhol.
Dois minutos depois, o jogador do Sporting de Tomar Rémi Hernan reduziu para os franceses, que já não conseguiram alcançar a igualdade até final.
No Grupo B, Andorra bateu a Alemanha por 5-4, em partida em que Jatugalão, do CRIAR-T da segunda divisão portuguesa, marcou dois golos pelos alemães, ainda assim derrotados.
O Suíça-Áustria acabou empatado a uma bola, com Lorenzo Rui a resgatar um ponto para os suíços no segundo tempo, depois de Victor Wally ter adiantado os austríacos na primeira parte.
.
Grupo A
1ª jornada:
– Segunda-feira, 01 de setembro:
Espanha 2-1 França
Portugal 2-3 Itália
Classificação:
1. Itália, 3 pts
1. Espanha, 3 pts
3. Portugal, 0 pts
3. França, 0 pts
Programa para hoje:
– Terça-feira, 02 de setembro:
Itália – Espanha, 20h00 (hora francesa)
Portugal – França, 22h45 (hora francesa)







