Exportações portuguesas de bens cresceram 0,5% em 2025. Importações subiram 3,9%

De harmonia com os dados recentemente divulgados pelo INE-Instituto Nacional de Estatística, as exportações portuguesas de bens registaram um abrandamento em 2025 face ao ano anterior tendo atingido 79.312 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 0,5%, enquanto as importações ultrapassaram os 111.412 milhões de euros, uma progressão de 3,9%, em igual período.

Atenta a progressão mais rápida das importações que das exportações, o défice da balança comercial agravou-se em 3.752 milhões de euros, situando-se em 32.100 milhões de euros.

A taxa de cobertura agravou-se, por conseguinte, tendo passado a 71,19% em 2025, contra 73,55% no ano anterior.

Marginalmente, a Alemanha foi o mercado que mais contribuiu para o acréscimo das exportações, mantendo-se como segundo principal destino das exportações nacionais. Para este mercado, as exportações dispararam 14,5%, com destaque para fornecimentos industriais. Em sentido contrário, os Estados Unidos foram o mercado que mais penalizou as exportações nacionais, tendo-se observado uma queda de 13,4% face ao ano anterior, devido essencialmente à diminuição dos combustíveis e lubrificantes. Essa contração é explicada sobretudo pela política comercial imprevisível de Donald Trump.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca