Exposição de Georges Dussaud inaugura em Vila Real

O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (MANVR) celebra o seu 20º aniversário no próximo dia 30 de outubro. Para comemorar esta data o MANVR inaugura, nesse mesmo dia, pelas 18h00 a exposição «O Douro de Georges Dussaud».

Organizada pelo Museu do Douro em parceria com a Liga dos Amigos Douro Património Mundial, no âmbito do 10º aniversário da classificação do Douro pela UNESCO, a exposição reúne 35 fotografias a preto e branco, da autoria do fotógrafo francês Georges Dussaud.

O trabalho de Georges Dussaud sobre o Douro emerge de um fascínio único pela paisagem e quotidiano do Homem Duriense.

Iniciado em Abril de 1985, este trabalho fotográfico capta não só o Douro das «paisagens vertiginosas» mas os rostos de quem a trabalha, de quem deixou a sua marca nas palavras ou no vinho, como é o caso de Miguel Torga ou José António Rosas.

Em suma, esta mostra constitui um importante documento das paisagens e gentes do Douro, cujas últimas décadas transformaram profundamente.

Será também aberto ao público um novo espaço expositivo, onde se descreve sucintamente a história da Casa do Caminho de Baixo, onde o MANVR está instalado; e onde se mostram ao público exposições temporárias, sendo a primeira dedicada ao ciclo «História ao Café», com que iniciou o funcionamento do Museu em 30 de outubro de 1997.

A entrada é livre, apenas limitada à lotação da Área de Exposições Temporárias do Museu.

 

LusoJornal