Exposição “Rostos da Democracia” de Mafalda Rocha inaugura esta quinta-feira na Casa de Portugal em Paris


A exposição de pintura “Rostos da Democracia”, da artista plástica Mafalda Rocha, vai ser inaugurada na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, às 19h00, na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cité Universitaire International, no 14° bairro de Paris, numa organização do projeto Literando, de Sara Novais Nogueira.

A abertura contará com uma mesa-redonda dedicada ao tema “Rostos da Democracia: ontem, hoje e amanhã”, que reunirá a artista plástica Mafalda Rocha, a escritora Rosabela Afonso – autora de obras infantojuvenis inspiradas em algumas das figuras retratadas na série desta exposição -, o jornalista Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal, que contribuirá com a sua perspetiva sobre o papel da democracia na atualidade e com moderação de Sara Novais Nogueira, autora e organizadora deste evento.

O público será convidado a participar ativamente na conversa, num momento de diálogo aberto e plural. Durante o evento, será apresentada a obra pictórica de Mafalda Rocha, cujo conjunto de quadros “Rostos da Democracia” propõe uma reflexão visual sobre figuras, memórias e valores que moldaram – e continuam a moldar – o ideal democrático.

A programação incluirá ainda momentos poéticos e musicais, com a presença do ator Pierre Fabre, de Sarah Luz (do canal Youtube Poesia de Cor – online) e da fadista Tereza Carvalho, acompanhada por Manuel Miranda à guitarra portuguesa e Adriano Dias à viola de fado, reforçando o carácter sensorial e multidisciplinar da iniciativa.

A sessão terminará com um Porto de Honra, convidando todos os presentes a celebrar a arte, a cultura e o pensamento crítico em comunidade.

Na exposição estão retratados homens e mulheres que, 50 anos depois de Abril de 1974, voltam a ganhar a dimensão humana que tiveram. “Porque defender a Democracia exige e exigirá também, na minha opinião, que a memória das pessoas que por ela combateram não se desvaneça” escreve a advogada Joana Pinto de Vasconcelos.

“A série Rostos da Democracia é um hino à Liberdade e a todos os que por ela lutaram. Viver em Liberdade é uma dádiva. Somos beneficiários da corajosa luta de Mulheres e Homens, que vivendo numa sociedade repressora souberam dizer não e sofreram as consequências da sua rebeldia e inconformismo perante os abusos do poder” escreve a escritora Rosabela Afonso que vai estar presente na inauguração, em Paris. “Mafalda Rocha quis, através da arte que tão bem domina – a pintura – homenagear todos os que, em tempos difíceis lutaram, cada um com a arma que melhor sabia manejar, para que valores tão importantes como a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade não fossem meros conceitos, nem existissem apenas nos sonhos e utopias de alguns”.

E a escritora uma frase que Antoine de Saint-Exupéry nos deixou: “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

Mafalda Rocha já apresentou, em março de 2023, a sua obra no Consulado-Geral de Portugal em Paris, através da participação na mesa redonda “Mulheres inspiradoras – ontem, hoje e amanhã” e da exposição de alguns rostos femininos que aí ficaram patentes até ao final do referido mês. Este evento já foi organizado pelo projeto Literando.

Guerra Junqueiro, Adriano Correia de Oliveira, Alice Vieira, Álvaro Cunhal, Amália Rodrigues, Aquilino Ribeiro, Diana Andringa, Eduardo Lourenço, Francisco Sá Carneiro, Humberto Delgado, Zeca Afonso, Mário Soares, Maria, Lamas, Maria de Lurdes Pintassilgo, Miguel Torga, Natália Correia, são algumas das personalidades escolhidas pela artista plástica Mafalda Rocha, que nasceu em Arouca, em 1957, mas reside em Penafiel.

A exposição estará patente ao público na Casa de Portugal André de Gouveia, até ao dia 12 de fevereiro

.

“Rostos da Democracia”

Dia 8 de janeiro, 19h00

Casa de Portugal

7 P boulevard Jourdan

75014 Paris

Entrada livre