Embaixada de França em Portugal

Fadista francesa radicada em Lisboa cantou na Embaixada de França em Portugal


O Palácio de Santos, onde está a Embaixada de França em Portugal, acolheu esta semana, dia 2 de abril, um concerto de Fado com a cantora Fiona French Fadista.

Nascida em Paris, mas radicada em Lisboa desde 2020, Fiona French Fadista desenvolve uma assinatura artística original, na interceção entre os grandes clássicos da canção francesa e a herança portuguesa do Fado.

No concerto na Embaixada de França, a artista soube cativar o auditório com as interpretações dos temas clássicos do Fado, como “Tudo isto é Fado” e “Ai Maria”, mas também com temas emblemáticos da canção francesa como “La Javanaise” e “Les Feuilles Mortes”, adaptados à melodia do Fado.

Fiona French Fadista foi acompanhada por Carlos Fonseca à viola e, à guitarra portuguesa, por Mucio Sá (músico que costuma também acompanhar a fadista Lizzi). “Com um reportório que mistura os dois universos musicais, a artista conseguiu estabelecer um diálogo único entre a cultura francesa e portuguesa” lê-se numa nota da Embaixada de França na capital portuguesa.

Para além da Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, participaram também outros Embaixadores e Embaixadoras do “grupo francófono em Lisboa, mas também outras personalidades do mundo político e artístico lisboeta. “Através deste encontro, a música afirmou-se, uma vez mais, como um vetor privilegiado do diálogo intercultural”.