LusoJornal / Jorge Campos

Faleceu Pedro Emanuel, o Presidente da associação ACRJPLO de Ste. Consorce

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

No domingo passado, dia 29 de novembro, às 10h00 da manhã, faleceu Pedro Andraz Emanuel, Presidente da associação ACRJPLO de Ste. Consorce, nos arredores de Lyon.

Originário de Boliqueime, no Algarve, era casado com Palmira Ribeiro, e pai de Janaine e de Lauriane, que por sua parte lhe deram como netos Gulio e Sandro.

Pedro Emanuel era também empresário na construção civil, na região de Lyon e era o gerente da EGB Construção. Muito conhecido na região do grande Lyon não só pelas qualidades de gestor e de patrão, mas também pela sua grande integridade e pelo seu lado humano e social.

Durante dois mandatos foi deputado municipal em Ste. Consorce, ao lado do Maire Jean-Marc Thimonnier, e de Pascal Didelet, entre outros.

Na Comunidade portuguesa foi também uma pessoa muito admirada e respeitada. Com um grupo de amigos fundou e assumiu a primeira presidência da associação ACRJPLO, no início dos anos 2000. Foi eleito Presidente por vários mandatos, e era aliás o Presidente em função, eleito há cerca de um ano.

Foi ainda o impulsionador da geminação assinada entre Ste. Consorce e Fornos de Algodres, onde ocupou o lugar de vice-Presidente no Comité de geminação constituído em França.

Pedro Emanuel era reconhecido como um homem de “bom conselho”, e sempre defendia os valores tradicionais e culturais de Portugal, promovendo e concretizando em realidade eventos que levavam a esses fins. Isto aconteceu na ACRJPLO ou no Comité de geminação, onde Pedro Emanuel sempre foi acarinhado e fazia viver a amizade e o convívio entre todos.

Sempre disponível, respondia presente para ajudar os elementos da Comunidade que se encontravam em dificuldades por não terem trabalho ou com problemas financeiros. Aconteceu mesmo albergar pessoas em sua casa, temporariamente, e ajudá-los para novos recomeços.

A sua batalha contra a doença fê-la com resiliência e coragem, mas não conseguiu vencer.

Pedro Emanuel será sepultado no jazigo familiar do Cemitério de St Genis-les- Oillieres, nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, tendo consigo a família e os seus numerosos amigos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]