FC Porto

FC Porto venceu o Toulouse e tem um pé nos ‘quartos’ da Liga Europeia de andebol


Uma forte ponta final permitiu ontem à noite ao FC Porto impôr-se em casa ao Fénix Toulouse, por 35-38, na primeira mão do ‘play-off’ de acesso aos quartos de final da Liga Europeia de andebol.

O jogo da segunda mão está marcado para 01 de abril em Toulouse, ao qual os ‘dragões’ chegam com uma vantagem de sete golos que teve no guarda-redes Diogo Rema um dos grandes pilares.

O FC Porto saiu na frente e os franceses responderam bem e viram o jogo a seu favor um pouco mais à frente através de um golo de Feuchtmann Perez, que pouco depois bisou e fez o 2-4.

Bakary Dialo elevou para 2-5 e o FC Porto, que não contou com o pivô Victor Iturriza, lesionado, reagiu com autoridade e empatou a cinco golos um jogo, que começou de forma frenética, tendo as duas equipas apostado tudo em ataques rápidos para situações de momentânea desorganização defensiva.

Pedro Valdês começou então a destacar-se impondo o seu poderio físico e atacante para dar a primeira vantagem do FC Porto no encontro (7-6), com 10 minutos decorridos.

O resultado evoluiu para um 10-6 favorável à equipa portista, o que levou o técnico adversário a pedir um “time out” para tentar reorganizar a sua equipa, que se apresentou também privada do internacional português Gonçalo Vieira, também lesionado.

A posterior exclusão temporária de Pedro Valdés tirou ímpeto ao FC Porto e permitiu ao Fénix Toulouse evitar danos maiores, mantendo-se próximo no marcador, mas sempre atrás.

O tunisino Yassine Belkaied, ex-Vitória de Setúbal e Sporting, foi entretanto, para a baliza francesa e deu mais segurança com algumas defesas que ajudaram o Toulouse a recuperar terreno e empatar antes do intervalo (16-16), beneficiando também de uma nova exclusão no FC Porto.

A segunda parte começou com um ataque perdido para cada lado e prosseguiu com muito equilíbrio no marcador durante cinco minutos (19-18), após o que o FC Porto voltou a dominar e não mais saiu da frente.

Diogo Rêma esteve em grande plano na baliza e a equipa orientada por Magnus Andersson chegou aos 45 minutos a ganhar por 25-22, enquanto o fénix Toulouse procurava baixar o ritmo do jogo e não ficar mais para trás no marcador, o que não conseguiu.

Diogo Oliveira mostrou pontaria acertada e o FC Porto beneficiou da primeira exclusão aos 50 minutos, fechando o jogo com uma exibição segura e em crescendo que serviu triunfar por sete golos de vantagem e meter um pé nos quartos de final da Liga Europeia de andebol.

.

FC Porto 35-28 Fénix Toulouse

Ao intervalo: 16-16

Jogo realizado no Dragão Arena, no Porto

Arbitragem: Miljan Vesovic e Novica Metrovic (Montenegro)

FC Porto (35): Sebastian Abrahamsson, António Martinez (3), David Fernandez (3), Rui Silva (4), Daymaro Salina (2), Pedro Valdés (8) e Pedro Oliveira (1). Jogaram ainda. Ricardo Brandão (1), Diogo Rêma (1), Leó Gunnarsson (3) José Ferreira, Leonel Fernandes, Diogo Oliveira (6), Mandou Diocou (1) e Fábio Magalhães (2), Mamadou Diocou (), Fábio Magalhães Pedro Salvador () e Ricardo Brandão (). Treinador: Magnus Andersson

Fénix Toulouse (28): Jeff Lettens, Romain Giraudeau, Feuchtmann Perez (5), Gabriel Nyembo (4), Mathieu Marmmier (3), Bakary Diallo (2) e Téo Jarry (8). Jogaram ainda: Emil Kall (2), Urros Kojadinovic (3), Yassine Belkaied, Jeremy Robert, Nico Mendegia, Edouard Kempf (1) e Maxime Discamps. Treinador: Danjiel Andelkovic.

Marcha do marcador: 2-5 (05 min), 7-6 (10 min), 10-6 (15 min), 13-10 (20 min), 15-13 (25 min), 16-16 (intervalo), 19-18 (35 min), 24-21 (40 min), 25-22 (45 min), 29-25 (50 min), 31-27 (55 min) e 35-28 (resultado final).