A XX edição da Festa, Feira e Romaria de Nanterre vai ter lugar este fim de semana, nos dias 11, 12 e 13 de abril, sempre no Espace Chevreuil (97-109 avenue de la Liberté), e sempre organizada pela Associação recreativa e cultural dos originários de Nanterre (ARCOP).
Este é um espaço de venda de artesanato e de produtos da terra no qual participam, este ano, os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Fafe, Vila Verde, Vila Flor, Pareces de Coura, Monção, Pombal, Montalegre, Mogadouro, Melgaço, Tarouca, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Seia, Ponte de Lima, Valença, Mirandela, Terras de Bouro, Oliveira do Hospital e Miranda do Douro.
Esta sexta-feira, 11 de abril, o Maire de Nanterre dá encontro a todas as delegações de autarcas portugueses na praça 25 de abril, recentemente inaugurada, e a inauguração oficial da Feira está marcada para as 18h00 com a presença anunciada do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, embora a presença do Governante não conste do programa oficial da vinda de José Cesário a Paris. Mas estará a Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa e também estão anunciados os Deputados na Assembleia da República portuguesa pelo círculo eleitoral da Europa. O Ministro português da Agricultura visita a Feira no sábado ao fim da tarde.
Como todos os anos, na noite de inauguração haverá um concerto de Fado com Tereza Carvalho, Cláudia Costa e Mariana Portugal, que vão ser acompanhadas por Manuel Miranda à guitarra portuguesa e Adriano Dias à viola de fado. Aliás, os dois também vão cantar e a apresentação é de Odete Fernandes. Esta noite de Fado, durante o jantar – já esgotado -, vai ser transmitido em direto pela rádio Alfa.
No sábado estão previstas animações durante toda a tarde, a começar às 14h00 com cantares ao desafio, com Celorico, Pedro Ribeiro, Tubarão e Nelson de Boticas.
Depois estão programadas rusgas com as tocatas dos grupos folclóricos Flor do Lima de Villiers-le-Bel, Amigos Unidos de Bois d’Arcy, os Lusitanos de Saint Cyr l’Ecole, As Margens do Lima de Choisy-le-Roi, os Minhotos do distrito de Viana do Castelo de Vitry-sur-Seine e o grupo da casa, Arcop de Nanterre.
O grupo Roconorte não falhou nenhuma das edições da Feira de Nanterre e volta este ano e animar, tomo todos os anos, o concerto de sábado à noite.
No domingo à tarde estão previstas as atuações da Banda Filarmónica Portuguesa de Paris, do Grupo de Bombos AOP de Corbeil, do Grupo 100 Limit, do grupo Os Cachaceiros e dos grupos folclóricos Casa dos Arcos de Paris e Arcop de Nanterre.
A associação organizadora só aceita inscrições de municípios que se comprometam a trazer a Paris os seus Presidentes de Câmara. Todos estarão presentes no discurso de encerramento da Feira, às 18h00 de domingo.