Festa da Rádio Arc-en-Ciel de Orléans voltou a ser um sucesso

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

Quando a festa que estava prevista para os dias 1 e 2 de julho, teve de ser anulada à última da hora no seguimento dos distúrbios que abalaram a França depois da morte de um jovem em Nanterre, “as lágrimas correram-nos pela cara abaixo e a desilusão foi enorme” confessou ao LusoJornal Cristina Alves, a Presidente da Rádio Arce n Ciel de Orléans. Mas a 30ª edição da maior festa portuguesa na região Centro da França, teve lugar este fim de semana, e o sorriso regressou às caras dos dirigentes da rádio.

No sábado 16 e no domingo 17 de setembro, o Parc de Lignerolles, em Fleury-les-Aubrais, perto de Orléans, encheu para acolher muitos stands e, pelo novo palco, mais funcional e moderno, passaram muitos artistas que a rádio ajuda a promover durante todo o ano.

“Esta é uma festa importante e por isso é importante estarem aqui representadas as instituições políticas e as instituições administrativas” disse o Deputado Paulo Pisco durante o momento dos discursos. Para além de Paulo Pisco, estava também presente o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Carlos Gonçalves, e o Cônsul Geral Adjunto de Portugal em Paris, Filipe Ortigão.

Carlos Gonçalves destacou o “trabalho de um grupo de pessoas que soube manter viva esta rádio” e lembrou ao público presente que “vocês nunca esqueceram o país e é bom que o país não vos esqueça”.

Também a Maire de Fleury-les-Aubrais, Carole Canette, discursou para dizer que se orgulha de acolher esta festa e para destacar “a grande amizade franco-portuguesa”, confessando que, “entre franceses e portugueses tudo acontece muito naturalmente”.

Depois, a autarca que teve de tomar a decisão de anular a festa prevista antes das férias, lembrou também o “sentido de responsabilidade” dos Portugueses. “Quando a festa acaba, vocês deixam tudo limpinho. Na segunda-feira este parque pode voltar a acolher as crianças que aqui costumam brincar”.

Cristina Alves aproveitou para agradecer os muitos voluntários que participaram na organização da festa. “Aqui todos trabalhamos gratuitamente para organizar este evento” lembrou, destacando ainda que desde sexta-feira foi necessário montar tudo no parque e depois da festa acabar foi necessário desmontar tudo e limpar efetivamente o local.

A Presidente agradeceu ainda os colegas do Conselho de administração. “Obrigado ao Alberto, Manu, David [ndr: que não estava presente por razões profissionais], Nanda, Jerôme, Abílio e Lionel [ndr: que estava em Portugal, mas acompanhou em direto pelas redes sociais]”.

Durante os dois dias de festa passaram pelo palco Prince Tuga, Cláudia Caramelo, Nelinho, Dj Francky, Kapa Negra, Lean Cruz, Luis Manuel, Tradição de Ouro, Anaïs Carreira, Bombos Soleil du Portugal, Os Amarantinos de Olivet e os Bombos Amigos de Portugal. Com poucas exceções, foram praticamente os mesmos artistas que estavam já agendados para junho. “Claro que perdemos dinheiro. Mas se não voltássemos a convidar os artistas, tinhamos de lhes pagar o cachet. Conseguimos adiar as datas e até adiar as viagens de avião” disse Cristina Alves ao LusoJornal.

Como habitualmente houve muita animação e houve até mais stands do que habitualmente. “Houve uma grande onda de solidariedade” reconheceu Cristina Alves, consciente que esta festa serve para pagar grande parte das despesas da rádio durante o ano.

“Tínhamos muito medo que o tempo não estivesse bom e que as pessoas não viessem à festa depois das férias” confessou a Presidente do Conselho de administração. Mas finalmente tudo correu bem e Cristina Alves reconheceu que “foi um sucesso”. Este ano, pela primera vez, a restauração foi dada a empresas privadas e deixou de ser feita pelos voluntários da associação. Mas também aqui, tudo correu como esperado. “É claro que temos já uma lista enorme de coisas a melhorar, mas francamente acho que foi uma grande festa” disse a principal organizadora.

Os dirigentes da rádio portuguesa de Orléans já anunciaram que no próximo ano voltará a ser organizada a Festa dos Santos Populares, como é conhecida, e todos esperam que não tenham de resolver “surpresas” como este ano.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]