Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima em Brignais


No domingo dia 28 de abril, a Associação cultural e desportiva de Brignais (69) organizou a sua festa em honra de Nossa Senhora de Fátima com as duas partes bem distintas: a parte religiosa e a parte profana. Tudo estava preparado para que, no final da manhã, após a festa religiosa, missa e procissão, todos os presentes se reunissem no terreno desportivo da Mairie, onde um almoço campestre seria servido, e pela tarde haveria apresentação folclórica com o grupo “Flores de Portugal” e para finalizar, baile animado pelo Dj Black Burn.

Mas… as condições climáticas não o permitiram, pois na região de Lyon a chuva foi intensa e durou muito tempo. Mesmo a procissão não pode sair à rua, recolhendo-se ao interior da igreja.

“Agradeço a todos os que participaram e ajudaram na preparação, para que a festa fosse de todos, mas o tempo não ajudou, e mesmo impossibilitou tudo o que estava previsto ter lugar ao ar livre. Tivemos que anular a parte porfana” disse o Presidente da coletividade, Luís Gomes.

“Também quero agradecer a família Barbosa, Alice e José, assim como a Maria dos Santos, que se aplicaram na organização da preparação do andor e convidaram a Coral da Pastoral para vir animar a celebração. A Coral entoou cânticos de Fátima, entre outros, para a animação da santa missa. Não quero esquecer um especial obrigado ao Conselheiro das Comunidade Jorge Campos, também pela sua implicação e ajuda neste dia e também todos os contactos que foram feitos anteriormente, com a paróquia, agradecemos-lhe a sua ajuda e eficácia” concluiu o Presidente Luis Gomes.

A direção faz saber que esta festa, pela parte recreativa e popular, será novamente planeada para uma data muito próxima e terá a participação dos elementos previstos inicialmente: folclore e baile.

Neste dia, todos os que puderam foram acolhidos nos locais da sede da associação, e aí foram servidos com a ementa: frango assado e Bacalhau assado.

A Direção da Associação cultural e desportiva de Brignais tinha dúvidas sobre a longa duração da coletividade, porque os locais estavam em fim de contrato de arrendamento, mas informa agora que o proprietário deu sinais positivos de abertura, após vários problemas financeiros. Agora, as expectativas futuras são “risonhas” e “positivas”, mesmo com um projeto de reforma um grupo de Folclore, que tinha sido dissolvido pela antiga direção.

A associação tem nas suas atividades a preparação e o financiamento da Festa em Honra de Nossa Senhora de Fátima e sempre no inicio do mês de maio.