Festa Franco-Portuguesa bateu recordes de participação


A 49° Festa Franco Portuguesa de Pontault-Combault, organizada pela Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS), voltou a encher completamente o parque do Hôtel de Ville da cidade, juntando milhares de pessoas no sábado à noite e no domingo, apesar das ameaças de chuva que acabou por não estragar a festa.

O convidado especial do evento foi o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. “Aqui sente-se Portugal. Venho aqui há mais de 20 anos e sempre vi aqui tanta gente, tanta alegria, tanta simplicidade” disse José Cesário, em cima do palco, no domingo à tarde. Dirigindo-se ao mar de gente que tinha pela frente, disse: “Em nome do Governo português, quero agradecer o vosso amor por Portugal” e foi largamente aplaudido.

Mas no sábado de manhã, os dirigentes da associação foram surpreendidos precisamente com um enorme atraso na montagem do palco do evento. “Isto nunca nos tinha acontecido” disse ao LusoJornal o Presidente da associação, Cipriano Rodrigues, referindo à empresa que veio de Portugal para instalar o palco por onde passaram artistas e personalidades oficiais. Mas tudo acabou por ser instalado, já em cima da hora de início do espetáculo de sábado à noite.

David Carreira foi a vedeta da festa, mas pelo palco passaram também Belito Campos, Cleyton Nunes, os 100Limit, 4Mens, Carlos Pires, Léo & Leandro, Rebeca, Axel Tony e Christophe Malheiro, assim como Dj LKP & MC Diego.

Como todos os anos, também houve folclore no domingo de manhã, havia a possibilidade de comer no recinto, apesar da grande afluência e a partir das 10h00, chegaram as personalidades para visitarem os stands do certame. O Secretário de Estado José Cesário, o Embaixador de Portugal José Augusto Duarte, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e o Deputado Paulo Pisco foram acolhidos pelo Maire Gilles Bord, e juntos, sempre na companhia do Presidente da APCS, Cipriano Rodrigues, visitaram cada um dos expositores.

Como habitualmente, a associação organiza um almoço numa sala anexa à Mairie onde junta as personalidades e para o qual convida dos parceiros do evento.

Estava também presente o Embaixador Luís Ferraz, Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, o diplomata da Embaixada de Portugal Hugo Palma, o Conselheiro de Segurança social Pedro Pacheco, a Coordenadora do ensino de português em França Isabel Sebastião, o Adido social do Consulado Geral de Portugal em França, Miguel Costa, assim como várias personalidades francesas e autarcas de Pontault-Combault.

Cipriano Rodrigues evocou também a presença da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Paris e da Presidente da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF). Evocou também o Presidente da Câmara municipal de Caminha, com quem Pontault-Combault tem uma geminação, e também lembrou Mário Castilho, o Presidente fundador da APCS, afastado no sul da França, onde agora reside, “mas sempre presente no coração da associação”.

Este é também o momento de agradecer os parceiros da festa. Não apenas a Secretaria de Estado das Comunidades, que atribuiu um subsídio de mais de 32.000 euros, nem apenas a Mairie de Pontault-Combault, que disponibiliza uma vasta equipa técnica, mas também os parceiros privados, como a Caixa Geral de Depósitos, representada pela Vogal da Direção Christine Antunes, e a Fidelidade, representada pela sua Diretora Geral em França, Filipa Leitão. Mas Cipriano Rodrigues agradeceu também Mapril Baptista da empresa Les Dauphins, Mário Martins da MRTI, Manuel Pinto Lopes da Almeca, Fernando Lopes da Rádio Alfa, Filipe Martins da Super Bock, entre vários outros. “Sem eles, esta festa não seria possível”.

Neste mesmo almoço, Gilles Bord disse que esta festa é a reflexo do dinamismo da associação portuguesa e das ações que organizam durante todo o ano. Mas também deixou um recado: “Gostava que a parte francesa seja mais do que encarregada da segurança, que esteja mais implicada, não para este ano, porque estamos muito longe disso, mas para a 50ª Festa Franco-Portuguesa”.

Num discurso breve, em cima do palco, Gilles Bord – que tinha sido apresentado como “o francês que mais gosta de Portugal” – começou por lançar “Boa tarde” em português e disse que “a melhor forma de agradecer aos muitos voluntários que organizam esta festa, é ter aqui a vossa presença”.

José Cesário agradeceu-lhe durante o almoço. “A sua participação é a demonstração da grande amizade entre Portugal e a França. Por isso agradeço-lhe muito todo o apoio que dá a esta associação e à Comunidade portuguesa em geral”.

“É uma satisfação enorme estar aqui. É com muita honra que regresso a Pontault-Combault. Quantas vezes estivemos aqui no passado? Foi aqui que sonhámos, pela primeira vez, as primeiras Permanências consulares. Também foi aqui que aprendi muito com a vossa experiência do ensino associativo” disse o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. “As associações são absolutamente essenciais para as relações entre a França e Portugal e são essenciais para a relação com as autoridades dos países onde estamos”.

Cipriano Rodrigues já anunciou que a 50ª edição da Festa franco-portuguesa de Pontault-Combault terá lugar nos dias 7 e 8 de junho de 2025. “Fica desde já a disponibilidade para trabalharmos para este grande momento que aí vem, que são os 50 anos desta festa” comprometeu-se José Cesário.

LusoJornal