Festival de Cinema de Marseille com três filmes portugueses em estreia mundial


Filmes de Rita Azevedo Gomes, Leonor Noivo e João Miller Guerra vão ter estreia mundial em julho no Festival de Cinema de Marseille (FIDMarseille), em França, segundo a programação anunciada esta semana.

Para a 36ª edição do FIDMarseille foram convocados vários filmes portugueses e coproduções nacionais, nomeadamente “Fuck the Polis”, de Rita Azevedo Gomes, integrado na competição internacional.

“Há vinte anos, Irma, acreditando que estava condenada, fez uma viagem à Grécia. Hoje, volta a fazê-lo, acompanhada por três jovens. De ilha em ilha, entre o mar e o céu, leem, ouvem e vivem, movidos pelo gosto da beleza e da clareza”, refere a sinopse na página do festival.

“Fuck the Polis”, que é também o título de um livro de poesia de João Miguel Fernandes Jorge, tem argumento de Rita Azevedo Gomes e Regina Guimarães e produção da própria realizadora.

Também em estreia mundial, em competição, estará igualmente o documentário “Bulakna”, primeira longa-metragem da realizadora Leonor Noivo, pela Terratreme Filmes, com coprodução francesa, e que aborda a diáspora de mulheres filipinas.

A estes dois filmes junta-se ainda o documentário “Complô”, de João Miller Guerra, sobre o rapper e ativista português de origem cabo-verdiana Ghoya (Bruno Furtado), que “viu negado à nascença o direito de ser e se sentir português”, sublinha a produtora Uma Pedra no Sapato em nota de imprensa.

A programação conta ainda com coproduções portuguesas em “All Roads Lead to You” (Ucrânia), da artista Jenya Milyukos, e “Morte e Vida Madalena” (Brasil), de Guto Parente.

O Festival Internacional de Cinema de Marseille, que abre com “Kontinental”, de Radu Jude, está previsto de 08 a13 de julho.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca