Filme “Justa” de Teresa Villaverde chega às salas francesas em janeiro de 2026


O filme “Justa”, de Teresa Villaverde, que tem “como génese a catástrofe dos incêndios de 2017 em Portugal”, vai chegar às salas francesas em janeiro de 2026, revelaram a Alce Films e a Portugal Film. A longa-metragem, coproduzida entre Portugal e França, tem estreia comercial em Portugal a 04 de dezembro.

“O projeto começou a ser desenvolvido depois dos terríveis fogos de 2017 em Portugal, mas é uma ficção livre” sobre “um pequeno grupo de sobreviventes, todos homens, que perderam as mulheres nos incêndios, e uma criança. Todos a aprender a viver nas suas novas condições”, explicou a realizadora à Lusa em 2022, quando estava ainda a desenvolver o filme.

Segundo a sinopse agora divulgada, a ação de “Justa” não se passa em 2017, mas já mais tarde, “acompanhando um núcleo pequeno de pessoas que perderam os familiares mais próximos, e que agora estão no seu processo de aprender a viver depois de tudo o que perderam”.

Em 2017, os incêndios que eclodiram em Pedrógão Grande (Leiria) e Lousã (Coimbra) devastaram extensas áreas de floresta. Entre a população, o fogo de junho em Pedrógão Grante originou 66 mortos e mais de 250 feridos, enquanto no de outubro na Lousã perderam a vida 50 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas.

“Justa” conta no elenco com Betty Faria, Filomena Cautela, Robinson Stévenin, Ricardo Vidal, Anabela Moreira, Madalena Cunha, entre outros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca