Fim dos voos da Ryanair entre Clermont-Ferrand e Porto a partir de 27 de março


A ligação aérea entre Clermont-Ferrand e Porto foi uma das vítimas do Orçamento do Estado francês de 2025. Os voos eram operados pela companhia Ryanair que ameaçava há já algum tempo reduzir consideravelmente a sua operação em França evocando o aumento da “taxa de solidariedade” aplicada aos bilhetes de avião, aprovada no Orçamento de Estado (Loi des Finances) de 2025.

Uma das consequências práticas é o fim da operação em Clermont-Ferrand.

Segundo um comunicado do Aeroporto da capital da Auvergne divulgado este domingo, a companhia irlandesa vai cessar todos os voos daquele aeroporto a partir do dia 27 de março – três linhas regulares para Londres, Fès e Porto – “apesar dos bons resultados em termos de clientes”.

Entre abril e outubro, a Ryanair mantém uma ligação para Fès e outra para Londres-Stansted, que já não abrirão na próxima época.

Mas para o Porto, a companhia mantinha uma rota ativa todo o ano, com duas ou três ligações por semana, segundo a época. Ora, segundo o Aeroporto de Clermont-Auvergne, esta ligação é bastante solicitada pela Comunidade portuguesa (mas não só) e tinha taxas de ocupação bastante elevadas.

Por isso, a decisão de suprimir esta rota, “que é da responsabilidade exclusiva da companhia” surpreendeu tanto a Administração do Aeroporto, gerido pela Vinci Airports, como a Comunidade portuguesa de Clermont-Ferrand.

Por enquanto continuam em Clermont-Ferrand as linhas quotidianas para o aeroporto de Roissy Charles de Gaulle (a rota para Orly já tinha fechado por ocasião da pandemia de Covid) e duas ligações estivais, uma para Alger operada pela ASL Airlines e outra para Ajaccio operada pela Air Corsica.

O comunicado divulgado ontem diz que a Administração do aeroporto “continua a trabalhar ativamente ao desenvolvimento de novas ligação a partir de Clermont-Ferrand e nomeadamente à substituição por outras companhias, dos destinos agora fechados pela Ryanair”.