Fogueira de S. João na Associação Portuguesa de Soufflenheim com mais de 500 pessoas

A Associação Portuguesa de Soufflenheim, na região de Strasbourg, organizou no sábado passado, dia 29 de junho, a Festa tradicional de S. João, que coincide estreitamente com a comemoração do solstício de verão, referido como “midsummer” no hemisfério norte.

A “Fête de la Saint-Jean” é normalmente comemorada no dia 24 de junho e tem, como maior característica, a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes, homenageando S. João Batista. Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas certas tradições pagãs que a originaram. Na região dos Vosges, a fogueira é chamada “Chavande”.

A fogueira é o elemento principal para a celebração junina que tem como objetivo “reunir para congregar”.

Infelizmente, este evento da associação portuguesa foi cancelado no ano passado devido à seca e às instruções da Prefeitura. Por isso, a pressão era grande para que o festival se realizasse este ano. Por parte da associação, foram feitos enormes esforços de preparação para este evento.

Esta tradição anual é celebrada pela Associação Portuguesa há mais de 30 anos. Este ano, a fogueira teve uma altura de 7 metros, mas o recorde já foi de 10 metros!

Graças ao Presidente, Mário Pereira, e à sua organização bem-sucedida, este festival foi um êxito. Mário Pereira, que preside esta associação há mais de 30 anos, com muito entusiasmo e sempre disponível, tem trabalho reconhecido igualmente pela municipalidade.

Assistiram, neste sábado, mais de 500 pessoas de diferentes cidades, comunidades e países. A Cônsul-Geral de Portugal em Strasbourg, Patrícia Gaspar e o Maire de Soufflenheim, Camille Scheydecker, também estiveram presentes.

Esta ação foi animada pelo grupo folclórico “Coração do Minho” com uma demonstração magnífica, e com o grupo “Volto Já” que agradou a quem se deslocou para dançar.

Também havia pratos tradicionais para quem foi jantar, como sardinhas assadas bacalhau e frango… e pastéis de nata para a sobremesa.

Foi uma noite muito agradável.

LusoJornal