FDIP

França organiza os JO de Inverno nos Alpes em 2030 e a Federação Desportos de Inverno aprecia


O Comité Olímpico Internacional atribuiu ontem as organizações dos Jogos Olímpicos de Inverno a candidatos únicos, Alpes em 2030 e Salt Lake City em 2034 e a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) manifestou-se “mais confortável” com a atribuição dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 a França do que os de 2034 aos Estados Unidos, por questões desportivas e logísticas.

Sochi2014, na Rússia, Pyeongchang2018, na Coreia do Sul, e Pequim2022, na China, foram as últimas edições, não tão favoráveis aos interesses lusos, como será em Milão-Cortina2026. “Estamos sempre mais à-vontade com a Europa, e os Alpes franceses é um dos locais onde estamos mais vezes, em treinos e com as camadas jovens. Sentimo-nos mais em casa”, assumiu o Presidente, Pedro Flávio. “Como é obvio, são locais com diferença horária muito grande e isso às vezes não é muito benéfico para os nossos atletas, além dos custos de participação, com viagens e outros”, exemplificou.

Ainda assim, mais do que o lugar dos eventos, a FDIP está mais focada em qualificar um número superior de elementos ao da derradeira edição, com dois no esqui alpino e um no de fundo. “O objetivo é conseguir levar mais competidores em mais modalidades. Além dessas duas, nas quais temos mais tradição, e para as quais esperamos qualificar o mesmo número de desportistas, tentar o apuramento na patinagem de velocidade no gelo e no bobsleigh, uma modalidade complexa e no qual temos dois atletas focados. E eventualmente o snowboard”, revelou o dirigente.

Pedro Flávio sublinhou o “esforço” que a federação está a fazer para fazer evoluir os desportos de inverno no país – “com a ajuda do Comité Olímpico de Portugal” -, recordando que para a seleção poder brilhar em 2030 e 2034 o trabalho tem de começar já.

“Trabalhamos arduamente. Temos de pensar mais à frente e sempre muito positivo. A federação está a fazer um grande investimento em atletas mais jovens, academias para ter o melhor possível para 2026 e para as outras edições, em mais modalidades, pois é esse o nosso objetivo”, sintetizou.

A França já organizou três vezes os Jogos Olímpicos de Inverno: foi palco edição inaugural, em 1924, e, posteriormente, em 1968, em Grenoble, e 1992, em Albertville. Os Estados Unidos promoveram o evento em quatro ocasiões, nomeadamente em Lake Placid, em 1932 e 1980, Squaw Valley, em 1960, e Salt Lake City em 2002.

LusoJornal