asmonaco.com

Futebol/Gil Dias: «Foi um bom ano para mim, espero que 2020 seja igual ou melhor»

A primeira volta do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, terminou no passado fim de semana. Após 19 jornadas, o PSG lidera com 45 pontos e com um jogo em atraso.

Os três treinadores portugueses ocupam os respetivos lugares: André Villas-Boas no segundo lugar com o Marseille, Leonardo Jardim no sétimo com o Monaco, e Paulo Sousa no décimo terceiro com o Bordeaux.

O Monaco, que conta com os Portugueses Adrien Silva, Gil Dias e Gelson Martins, venceu o Lille por 5-1 no Estádio Louis II no último jogo do ano, a contar para a 19ª jornada do Campeonato francês de futebol.

O LusoJornal falou com Gil Dias (na foto), médio português do Monaco que tem sido adaptado a lateral-esquerdo. O jogador de 23 anos, que na época passada foi emprestado aos Ingleses do Nottingham Forest e aos Gregos do Olympiacos, fez um balanço do ano e abordou a sua posição dentro das quatro linhas.

Que balanço podemos fazer de 2019?

Creio que acabou por ser um ano bom para mim. Isto apesar da precedente época não ter acabado da forma que esperava. Esta época estou bem, espero continuar neste bom momento, e que o ano de 2020 seja igual ou melhor.

O Monaco está agora numa situação melhor na Ligue 1 de futebol?

Não começámos bem o campeonato, agora estamos a tentar recuperar o terreno que perdemos e vamos continuar para chegar aos lugares cimeiros que é o nosso objetivo.

Como se sente na sua nova posição, como lateral-esquerdo?

À medida que faço jogos, agora tenho jogado com mais regularidade, tenho-me sentido cada vez melhor. Isso faz parte do trabalho, à medida que vamos jogando mais, vamos nos habituando à posição.

Não acha que é uma posição complicada, visto que está constantemente a subir para atacar e a descer para defender?

Eu sei que sou um jogador que resiste bem a fazer o corredor todo, sempre no sobe e desce. A defender, não estava habituado a defender tanto, mas creio que cada vez estou melhor em cada jogo. Espero continuar a melhorar.

Frente ao Angers, na 18ª jornada, o Monaco não sofreu golos, esse foi o ponto positivo, mesmo se o resultado final foi um empate?

Foi um jogo que controlamos a maioria do tempo. As únicas oportunidades que teve o Angers foi em contra-ataque. Mas de resto controlámos o jogo, apenas faltou um golo, o que era o mais importante para ganhar o jogo e levar os três pontos para o Mónaco. Tentámos criar oportunidades, marcar, aliás tivemos algumas mas não conseguimos concretizá-las. No entanto o Angers também teve as suas e não marcou. Acho que foi um resultado correto.