LusoJornal / António Borga

Futebol: PSG nos oitavos sem Neymar

O Paris Saint Germain venceu por 4-2 o Guingamp no Parque dos Príncipes em Paris, nesta quarta-feira 24 de janeiro, num jogo a contar para os dezasseis-avos-de-final da Taça de França.

Era um desafio para o Guingamp, nono na tabela classificativa do Campeonato francês, defrontar na capital gaulesa, o colosso parisiense, líder destacado da Ligue 1.

O Paris Saint Germain até nem começou muito bem o encontro. O Guingamp criou-se duas ocasiões perigosos à frente da baliza parisiense, mas o guarda-redes alemão Kevin Trapp conseguiu não sofrer nenhum golo.

Os Parisienses abriram o marcador aos 21 minutos com um golo do médio francês Adrien Rabiot. Na frente do marcador, o PSG vai conseguir rapidamente aumentar a vantagem com um segundo tento apontado na própria baliza pelo médio francês Lucas Deaux.

A vencer algo facilmente e jogando o quanto basta, os Parisienses vão adormecer um pouco. Aos 33 minutos, Kevin Trapp faz uma falta sobre o avançado congolês Yeni Ngbakoto, provocando uma grande penalidade. O avançado francês Marcus Thuram, filho do antigo internacional Lilian Thuram, apontou o primeiro golo do Guingamp. No intervalo, o Paris Saint Germain vencia por 2-1.

A segunda parte começou tranquila como a primeira. No entanto o PSG voltou novamente a aumentar a sua vantagem com um golo do médio argentino Javier Pastore aos 64 minutos. Quando tudo parecia estar decidido, houve novamente uma grande penalidade para o Guingamp após uma falta do defesa belga do PSG, Thomas Meunier, sobre o médio francês Marcus Coco. Yeni Ngbakoto apontou o segundo tento do Guingamp aos 75 minutos de grande penalidade.

Foi um golo insuficiente para inverter a situação visto que, aos 89 minutos, o defesa brasileiro do Paris Saint Germain, Marquinhos, apontou o quarto golo da equipa parisiense. O PSG apurou-se para os oitavos-de-final da Taça de França, vencendo por 4-2 o Guingamp do lateral esquerdo Pedro Rebocho.

 

Eis os resultados disputados até agora:

Bourg-en-Bresse 2-0 Toulouse

Châteauroux 1-1 (3-4 g.p.) Chambly

Nantes 3-4 Auxerre

US Colomiers 1-2 Sochaux

Canet Roussillon 1-1 (3-4 g.p.) Caen

Stade Briochin 0-1 Lens

US Granvillaise 3-2 Concarneau

Epinal 0-2 Marselha

Montpellier 4-3 Lorient

Paris Saint Germain 4-2 Guingamp

Saint Lo Manche 1-2 Les Herbiers

Biesheim 2-2 (0-3 g.p.) Grenoble

Tours 0-0 (1-2 g.p.) Metz

Troyes 1-1 (4-3 g.p.) Saint-Etienne

Mónaco 2-3 Lyon