Gala de Fado foi organizado pelo Comité de geminação entre Trévoux e Ribeira de Pena

No sábado passado, dia 29 de março, o Comité de geminação entre Trévoux (01) e Ribeira de Pena, organizou uma Gala de Fado onde a convidada foi a fadista residente na região de Paris, Cláudia Costa, acompanhada por Manuel Miranda na guitarra portuguesa e Dominique na viola. A sala de festas e de espetáculos de Reirieux acolheu o público desta Gala com quase duzentas pessoas, tanto da Comunidade portuguesa, como da francesa.

“Estamos muito contentes com este espetáculo e todo o profissionalismo de Cláudia Costa e dos seus guitarristas, e também com a adesão do público, pois desde o anúncio do espetáculo, tivemos logo mais de metade da sala preenchida” disseram os organizadores ao LusoJornal. “Desta vez, foi mesmo com ‘bilheteira fechada’ e o público francês hoje foi mesmo o mais numeroso”.

A convite do Comité esteve também presente o Conselheiro das Comunidades eleito nas áreas consulares de Lyon e Marseille, Jorge Campos, que felicitou os organizadores os artistas, com os quais pode trocar impressões sobre o mundo do espetáculo português em França.

“Gostei muito de estar aqui em Trévoux. A organização foi muito boa, o som, a luz, e também o calor do público, que me deixou emocionada desde o início ao fim. Senti-me em casa e esse mesmo sentimento tiveram também os meus músicos” comentou Cláudia Costa ao LusoJornal.

Trévoux situa-se a norte de Lyon, mesmo no limite do departamento de L’Ain (01) e onde grande parte da Comunidade portuguesa que ali reside vem da região de Ribeira de Pena e de Vila Real de Trás-os-Montes, participando assiduamente nas atividades da localidade, onde são respeitados e admirados. “Os Portugueses são uma Comunidade simpática, muito alegre e trabalhadora. Nós, franceses, apreciamos muito conviver com eles” disse, por seu lado, o Maire Marc Pechoux, também presente, juntamente com alguns outros autarcas neste evento, assim como Yves Demoulin, Vice-Presidente da Communauté des Communes.

Alem do Comité de geminação, existe também a Associação cultural dos portugueses de Trévoux, que, ao longo do ano, organiza eventos culturais e de lazer. O evento mais relevante acontece no verão, em parceria com a municipalidade de Trévoux: durante dois dias, tem lugar a festa “Trévoux Plage”, que este ano terá lugar nos dias 11 e 12 de julho, com várias animações, reunindo folclore, com grupos da região e da Suíça, cantares ao desafio, danças e, no final, um baile com artistas vindos de Portugal. A não esquecer as especialidades portuguesas, porque todos os anos há petiscos e bebidas portuguesas durante estes dois dias, o que satisfaz plenamente as duas comunidades organizadoras e os visitantes. “Estima-se que mais de duas mil pessoas visitam ‘Trévoux Plage’ nos dois dias desta festa popular” disse Tiffany Ribeiro, Presidente da Associação portuguesa de Trévoux.

O Comité de geminação também participa, todos os primeiros sábados de cada mês, com um espaço de venda no Mercado municipal, propondo especialidades culinárias e artesanato português à população de Trévoux.