Governo Regional dos Açores lançou a revista “Açorianidade”


A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades lançou na semana passada a revista “Açorianidade”, cujo primeiro número é dedicado ao colóquio internacional “Pensar a Diáspora”, como informou o Governo dos Açores.

O lançamento teve lugar por ocasião da cerimónia de receção a emigrantes representativos presentes nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, oferecida pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, no Palácio da Conceição.

Da responsabilidade da Direção Regional das Comunidades, a publicação, de periodicidade semestral, “convida os leitores a descobrir as iniciativas, ações e eventos promovidos no âmbito da valorização das comunidades açorianas e do seu relacionamento com a região”.

O primeiro número é dedicado ao colóquio internacional “Pensar a Diáspora”, organizado pela Direção Regional das Comunidades e que decorreu em março, no Coliseu Micaelense, indica o Governo dos Açores no comunicado.

As intervenções proferidas pelos oradores presentes na sessão inaugural e nos sete painéis do colóquio constituem a base editorial da edição inaugural da revista, com 232 páginas, publicada em português e em inglês.

A revista “Açorianidade” abre com a mensagem institucional do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, seguindo-se o prefácio, da autoria do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão.

Para além destes contributos, a publicação conta também com as intervenções do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, apresentadas na sessão de abertura do colóquio, às quais se junta a conferência inaugural proferida por Onésimo Teotónio Almeida.

A revista “Açorianidade” reafirma o compromisso contínuo do Governo dos Açores com o fortalecimento dos laços entre a Região e as suas comunidades, promovendo a partilha de ações e iniciativas que enriquecem a relação entre o arquipélago e a sua diáspora.

A edição impressa agora lançada será complementada por uma edição digital que facilita a sua divulgação pelas diferentes comunidades da diáspora açoriana.