Grupo de amigos cantou as “Janeiras” em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

Pelo 7° ano consecutivo, um grupo de amigos cantou as Janeiras na região de Lyon, acompanhadas pelos sons da viola, cavaquinho, concertina, bombo e pandeireta. Mesmo durante a pandemia, esta foi mantida esta tradição de lembrar as cantigas tradicionais e populares de vários pontos de Portugal.

Em cada região de Portugal, as Janeiras (por vezes os Natais ou os Reis) são cantadas em grupo, passeando nas ruas, visitando casas e seus moradores, que ofertavam iguarias da época.

No domingo passado os “Cantadores das Janeiras” estiveram em direto no programa Raízes da rádio Plurielle, que emite a partir de Feyzin, e durante duas horas, interpretaram o seu vasto reportório, previamente ensaiado durante a semana precedente.

“Este grupo foi constituído há sete anos, pela primeira vez, pela minha impulsão e da Tereza” explicou ao LusoJornal o cantor Zé Praia. Na altura da sua criação, o grupo passou pelo programa de rádio animado por Álvaro Rito. Depois, todos os anos o grupo é convidado ao programa Raízes animado por Patrícia, Carlos, Maria Helena, Jean Filipe, entre outros.

“Hoje tínhamos connosco muitos participantes, como o Dias, Filipe, Cristina, Paulo, Isabel, Amélia, Alcina, Sinfrósia, Luzinha, Celeste, a sua sobrinha Nais, e o Armindo, entre outros. E no final, reunimo-nos num almoço de confraternização preparado pela Associação portuguesa de Jons onde terminámos o dia cantando e confraternizando” concluiu Zé Praia, que é ele próprio cantor e está radicado na região de Lyon.
.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]