“Histórias Magnéticas” surpreenderam alunos do Liceu internacional de Saint Germain-en-Laye


Na passada quarta-feira, dia 27 de novembro, assistimos a um evento intitulado “Histórias Magnéticas” a convite da Coordenação do Ensino. O conto musicado que ouvimos “Não se deixem enganar!” foi escrito por Sérgio Pelágio que também é compositor e guitarrista. Isabel Galvão foi a narradora da história. Este evento decorreu Casa de Portugal André de Gouveia, Cité internationale universitaire de Paris.

Ficámos surpreendidos e encantados ao ouvir uma história contada e acompanhada por música. Os sons da guitarra elétrica lembravam-nos um concerto.

Com efeito, foi a primeira vez que a maioria de nós assistiu a um espetáculo tão único, onde o Sérgio tocava guitarra elétrica, por sinal, muito especial, pois não tinha “cabeça”. Marcou-nos a forma como a narradora sincronizava as palavras com o som emitido pelo músico e a emoção com que se expressava quando lia, pois a música intensificava a tensão e a atmosfera do conto.

Esta obra musicada narra a história de um menino chamado Miguel e descreve várias situações que o protagonista viveu na sua infância, durante o tempo do ditador Salazar, até à data da Revolução do 25 de Abril e à conquista da liberdade.

Seguiu-se um momento de interação e de troca de impressões com o autor, que foi algo completamente novo para nós e tornou a experiência ainda mais envolvente e enriquecedora.

Achámos particularmente interessante, a forma como o autor foi capaz de criar uma história a partir da sua vivência pessoal, bem real e concreta, a qual impactou bastante a sua vida, assim como a de muitos portugueses que viveram nesta altura.

Ficamos a saber que nesta época, a censura proibia a venda de certos livros e de discos em Portugal. Por isso, uma das personagens que mais nos impressionou foi o Senhor Barata que conseguia fornecer os seus clientes da livraria com obras que escondia na cave da sua loja.

Esta imersão ajudou-nos a compreender como foi difícil viver durante a ditadura em Portugal.

Salientamos, igualmente, as atividades realizadas com as caixas que foram fascinantes. Através delas, conseguimos visualizar melhor os acontecimentos da história, ordenando-os por ordem cronológica.

Foi uma experiência muito enriquecedora e que, certamente, ficará marcada nas nossas memórias!

O nosso muito obrigado à Coordenação do Ensino por esta bela iniciativa.

.

As turmas de 6ème e de 5ème do Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye

LusoJornal