Imagem de Nossa Senhora de Fátima voltou a sair às ruas de Montluel


A Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima em Montluel, bem conhecida na região de Lyon, teve lugar no fim de semana passado, dias 25 e 26 de maio. Começou no sábado à tarde com as confissões em português e à noite houve a procissão das velas nas ruas da cidade. No domingo, às 13h30 foi celebrada a missa solene em português com o Padre Jacinto Mário, que veio de Portugal e do Padre Patrick De Varax.

A missa teve a participação do Coro da Associação portuguesa de Montluel e depois da eucaristia seguiu-se a tradicional procissão que percorreu as ruas da cidade, com andores enfeitados e com anginhos. À frente da procissão seguiram os Bombos de Trévoux, assim como os Bombos e o Rancho folclórico Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin.

No fim da procissão, os peregrinos, acenando com lenços brancos, despediram-se da Nossa Senhora de Fátima com o tradicional Adeus à Virgem Maria.

Este ano completaram-se cinquenta anos que a Comunidade portuguesa de Montluel ofereceu à Paróquia a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Mais tarde, em 1979, foi fundada a Associação Portuguesa de Montluel, mas só em 1981 é que foi realizada a primeira peregrinação. Desde então, sempre organizada pela associação, tem sido um grande sucesso e a Comunidade portuguesa tem respondido sempre presente.

No momento da procissão as ruas estavam cheias de pessoas, muitas vieram de longe, de Valence, de Mâcon, da Suíça e da região de Lyon, que fica a 20 km.

Em complemento à cerimónia religiosa, foi organizado um arraial no parque de estacionamento da Portelle, que encheu com um verdadeiro mar de gente. Para animar o arraial foram convidados os Bombos de Trévoux, os Bombos e o Rancho folclórico Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, assim como o grupo Anjos da Noite, da Suíça e seguiu-se um concerto com o artista Helder Baptista que veio de Portugal para animar e encantar o público que ficou até ao fim.

Muitos peregrinos costumam almoçar no recinto, especialidades portuguesas, bem adaptadas à situação: frango assado, bacalhau, febras, natas, etc.

O Presidente da Associação Portuguesa de Montluel, Filipe Marques e Maria do Céu de Barros da Silva, Responsável pela parte católica, mas também Secretária da Associação e Coordenadora das aulas de português em Montluel, estavam muito contentes pela forma como tudo correu bem e por terem contabilizado cerca de 3.000 pessoas. “Tivemos muita sorte com o tempo e o público respondeu presente. Quando é assim, dá-nos coragem e prazer para continuar. Estamos a preparar o futuro para dar continuidade a esta grande festa” disse ao LusoJornal.

“Este ano tivemos quatro jovens que participaram na organização, Priscillia e Nelson da Silva, Léa do Couto e Eva Berne. Foi uma grande ajuda, eles vão continuar a organizar a festa e contam com o apoio de todos, sobretudo dos atuais dirigentes”.

Os organizadores agradeceram também a presença do Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima, que todos os anos tem marcado presença neste evento.

A Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima em Montluel tem sempre lugar no último fim de semana de maio e é organizada pela Associação Portuguesa de Montluel.