Rui Vicente de Azevedo foi nomeado para o cargo de Chefe de divisão de Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro, para substituir Pedro Miguel de Oliveira Alves Carlos, que cessou funções, “a seu pedido” no passado dia 16 de dezembro.
Pedro Miguel de Oliveira Alves Carlos tinha sido designado, em Comissão de serviço, em janeiro de 2022 e o novo Chefe de divisão assume funções “em regime de substituição”.
“Considerando que o cargo de Chefe de Divisão de Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro ficou vago, por força da cessação de funções do seu dirigente e atenta a importância das competências que lhe estão cometidas, torna-se necessário proceder à designação de Chefe de Divisão, em regime de substituição, no referido cargo, de forma a assegurar o funcionamento eficiente daquela unidade orgânica” diz a introdução da Presidente do Instituto Camões, numa Deliberação publicada esta manhã no Diário da República. “Rui Manuel Vicente de Azevedo possui mais de quatro anos de experiência profissional em carreira para cujo provimento é exigível uma licenciatura, é reconhecidamente dotado de competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao perfil pretendido para o titular deste cargo” escreveu Florbela Paraíba, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Camões.
Rui Vicente de Azevedo cessou funções, em 31 de dezembro, no cargo de Chefe de Divisão de Programação, Formação e Certificação, no mesmo Instituto.
Rui Vicente de Azevedo é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Estudos Anglísticos – Literatura e Culturas, com opção de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, pela mesma Faculdade. Frequentou o Curso Especializado de Formação Diplomática na Universidade Lusíada.
Foi Coordenador do Ensino Português na Alemanha, tendo também exercido funções como Coordenador do Ensino Português no Estrangeiro, na estrutura de coordenação da África do Sul, Namíbia, Suazilândia, Zimbabué e Botsuana e responsável pela área cultural da Embaixada de Portugal em Pretória.
Entre 2004 e 2010 foi formador do Instituto Camões na Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação da Beira, nas áreas da Língua Portuguesa, Didática da Literatura e das Literaturas Portuguesa e Brasileira, funções que acumulou com as de responsável pelos Centros de Língua Portuguesa/Instituto Camões nas cidades da Beira e Quelimane e de Coordenador do Instituto Camões Centro Cultural Português, Pólo na Beira.
No currículo publicado em Diário da República, lê-se que também foi Leitor do Instituto Camões no Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas «Juan Ramón Fernandez», onde exerceu funções de docência, acumulando com as de responsável pela área cultural da Embaixada de Portugal, em Buenos Aires, Argentina. Foi professor de Português Língua Estrangeira em várias instituições de ensino, de 1994 a 1997, em Lisboa.
Lê-se ainda que “tem experiência na organização de congressos, colóquios, seminários e cursos, nacionais e internacionais, nas áreas da Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, bem como na área de Políticas Educativas. Apresentou trabalhos científicos em várias instituições, nacionais e internacionais, nas mesmas áreas. Tem algumas publicações na área dos Estudos Literários”.