Jean Pierson

Jean Pierson expõe Cabo Verde na Galeria de l’Ancien Courrier em Montpellier


O pintor Jean Pierson expõe os seus últimos quadros a óleo sobre as ilhas de Cabo Verde, numa exposição intitulada “Cabo Verde, nobai. Et s’en aller vers le Cap-Vert”, desde o dia 14 de março e até 9 de maio, na Galeria de l’Ancien Courrier, em Montpellier.

Nascido em Paris em 1964, Jean Pierson estudou nas Belas-Artes de Tours e de Paris, depois na Escola Nacional de Arquitetura de Paris-La-Seine, dois cursos complementares nos quais se licenciou. “As suas viagens moldaram a sua obra, permitindo-lhe aperfeiçoar a geometria e o equilíbrio das suas composições imaginárias, banhadas pelo calor e pelas cores do sul” diz o dossier de imprensa.

Desde 1990, as suas pinturas a óleo valeram-lhe numerosas exposições em França e no estrangeiro, nomeadamente em Paris, Versailles, Montpellier, Île-de-Ré, Saint-Tropez, Berlim, Saint-Barthélemy, Strasbourg, Londres, Hong Kong e Singapura.

Oriundo de um “meio multicultural”, Jean Pierson tem uma forte ligação à África: os pais e a mulher – que conheceu no Porto – nasceram lá e os três filhos do casal são franco-cabo-verdianos.

Jean Pierson soube captar a essência de uma cultura crioula, com influências africanas e europeias, cheias de luz e de contrastes. Da Praia, a capital da ilha de Santiago, até Santo Antão, com as suas paisagens verdejantes, passando por São Vicente, o coração cultural e a alma cosmopolita do arquipélago, o seu trabalho transmite com sensibilidade a cativante beleza destas terras insulares, banhadas pelo Oceano Atlântico.

“As viagens não formam apenas a juventude, mas também a maturidade”. Durante esta última viagem, Jean Pierson descobriu “uma terra de contrastes: entre as ilhas de Sotavento (Santiago) e as ilhas de Barlavento (Santo Antão, São Vicente), entre a vegetação escura e fria dos picos e a abundância colorida de palmeiras, bananeiras e papaieiras e, claro, a cana-de-açúcar que transborda dos vales de Santo Antão, e entre as costas recortadas, ‘flageladas pelo vento leste’, com vegetação esparsa, raras enseadas de areia preta e longas praias de areia branca de Tarrafal ou do Mindelo, com as suas águas límpidas e turquesa”.

.

Galeria de l’Ancien Courrier

3 rue de l’ancien Courrier

34000 Montpellier

.

du mardi au jeudi, de 14h00 à 18h30

Les vendredi et samedi, de 10h00 à 12h30 et de 14h00 à 18h30