COP

JO’26: Lusodescendente Vanina Guerillot e alentejano José Cabeça levam a bandeira de Portugal na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno


Os porta-estandartes da Equipa Portugal na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de inverno Milão Cortina 2026 que tem lugar esta noite, vão ser a franco-portuguesa Vanina Guerillot e José Cabeça.

Vanina Guerillot Oliveira, com origens maternas em Guimarães, tem a honra de transportar a bandeira de Portugal pela segunda vez, depois de ter entrado no Estádio Nacional de Pequim, na sua estreia olímpica em 2022. Devido à organização das modalidades pelas várias zonas de competição, também a Cerimónia de Abertura terá atletas em vários locais, com a jovem esquiadora portuguesa a carregar a bandeira nacional a partir de Cortina d’Ampezzo. Em Predazzo estará José Cabeça que terá a sua segunda participação olímpica mas com a responsabilidade de entrar, pela primeira vez, com a bandeira portuguesa.

“Recebi a nomeação com bastante emoção e inclusive posso dizer que veio uma lágrima ao canto do olho”, confessou José Cabeça. “É um sonho para mim estar nos Jogos Olímpicos a representar Portugal, quanto mais ainda ser o porta-estandarte, que é um símbolo tão importante para todos os atletas olímpicos e espero estar ao nível de um atleta desse calibre”. O atleta é de Évora.

Já habituada a esta responsabilidade, Vanina Guerillot destaca o “orgulho ser novamente porta-estandarte da Equipa Portugal. Para além do momento especial, é também uma honra para as minhas raízes e para toda a Comunidade portuguesa que vive fora do país”.

Milão será o ponto central da Cerimónia, com o Estádio de San Siro a ser o palco da ação. Mariah Carey, Laura Pausini e Andrea Bocelli são alguns dos artistas já conhecidos no alinhamento. Por toda a cidade e em todos os locais onde se desenrolarão os Jogos Olímpicos estão planeados momentos simbólicos e apresentações satélite com o objetivo de espalhar o espírito olímpico fora do estádio, envolvendo o público, os atletas e toda a comunidade nesta celebração. Como habitualmente os detalhes artísticos do momento não serão divulgados antecipadamente, mas já se sabe que no final da Cerimónia duas piras estarão acesas – uma em Milão, no Arco della Pace, e outra em Cortina d’Ampezzo, na Piazza Dibona.