O Palácio Galveias, em Lisboa, espaço “gentilmente cedido” pela Câmara Municipal de Lisboa, foi palco para a tomada de posse, na segunda-feira, dos novos Órgãos Sociais da Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD), cujo ato eleitoral decorreu no passado dia 11 de dezembro de 2024.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário
Entre membros que tomaram posse e associados, estiveram também representadas diversas entidades, nomeadamente o Instituto Português dos Desportos e da Juventude (IPDJ), Inatel, Fundação AEP, entre vários outros.
A associação garante ter convidado os 4 Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, mas apenas estiveram presentes no ato de tomada de possa os dois Deputados do Chega. “O Deputado da AD justificou indisponibilidade por se encontrar fora do país e o Deputado do PS nem resposta deu” diz José Governo, Diretor Executivo da AILD.
Também o cantor Tony Carreira esteve presente “enquanto grande referência da Portugalidade” e ele próprio referiu que durante os 30 anos que esteve emigrado em França sentiu “a Portugalidade de uma forma muito mais vincada”.
A nova Presidente da Direção da AILD, Cristina Passas, usou da palavra, tendo começado por elogiar o trabalho do seu antecessor, Philippe Fernandes que passa agora a ser Presidente da Assembleia Geral. Fez uma retrospetiva do percurso e traçou as linhas mestras para o mandado 2025-2030.
O Diretor-executivo, José Governo, também tomou posse na direção e coube-lhe a difícil tarefa de, num curto espaço de tempo, apresentar algumas das atividades do extenso Plano de Atividades de 2025, sensibilizando todos para os grandes desafios que a AILD tem pela frente.
José Cesário felicitou a AILD, desejando “boa sorte e bom trabalho” e garantiu que estará sempre “para ajudar”, respondendo favoravelmente aos desafios que lhe foram lançados.
Seguiu-se um momento cultural a cargo da Universidade Sénior de Oeiras, por intermédio da sua Presidente e também membro da AILD, Eduarda Oliveira, em que a professora Emília Costa leu dois poemas – Sísifo de Miguel Torga e Pedra Filosofal de António Gedeão – com o acompanhamento musical do professor Fernando Calado.
Após o momento cultural, a Presidente da Direção lançou o desafio a Tony Carreira para umas palavras de circunstância e que este de bom grado aceitou o desafio, referindo que se revê no projeto da AILD e manifestou disponibilidade para a sua presença numa das atividades da associação.
A cerimónia terminou com um pequeno champanhe de honra, oferecido pela marca “Jóia de Rapaz” e servido um bolo oferecido por Gilda Pereira, Vice-Presidente da AILD.
A AILD encarou este dia como “um momento importante para a estrutura, permitindo um novo recomeço, que é de continuidade de um trabalho extraordinário que tem vindo a ser feito e que tem muitos desafios pela frente, tendo todos saído do Palácio Galveias cheios de energia e motivação” garantiu José Governo.
.
Novos Órgãos Sociais Empossados
.
Mesa da Assembleia
Presidente: Filipe de Jesus Fernandes
Vice-Presidente: Maria Manuela Mestre Palmeirim
Vice-Presidente: Maria Eduarda Pinheiro Caldas de Oliveira
.
Direção
Presidente: Cristina Maria Ferreira Passas
Vice-Presidente: Gilda de Jesus Freitas Pereira
Diretor Executivo: José Carlos de Jesus Governo
Diretor Executivo: Jorge Manuel Vilela Pinheiro
Diretor Executivo: João Pedro da Silva Barrias Vieira
.
Conselho Fiscal
Presidente: José Manuel Pereira Martinho
1º Secretário: Alexandre Joaquim Fernandes Pinheiro
2º Secretário: Diana Margarida Ferreira Correia