José Cesário quer promover esclarecimento de emigrantes portugueses prestes a se reformarem


O Governo vai promover ações de esclarecimento sobre impostos e segurança social aos emigrantes portugueses prestes a se reformarem na Suíça, Luxemburgo e França e que se queixam de falta de informação, anunciou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Vamos realizar ações de esclarecimento, fundamentalmente focadas nas questões da segurança social e também vamos tentar trabalhar as questões fiscais, outra matéria em que há muitas dúvidas”, disse à Lusa José Cesário, que terminou segunda-feira uma visita à França, onde reside a maior Comunidade de portugueses nascidos em Portugal.

José Cesário afirmou que os emigrantes confrontam-se com um problema, que também se verifica em Portugal, embora não tão grave, que é a “falta de informação acerca de direitos, do modo como hão-de resolver os seus problemas”.

“Nos últimos anos houve algum trabalho local feito por técnicos de Segurança Social, os chamados Adidos da Segurança Social, mas esse trabalho ainda não é suficiente”, disse.

Por essa razão, José Cesário já acertou com os embaixadores na Suíça e no Luxemburgo, e “eventualmente acontecerá a mesma coisa em França”, no sentido de serem realizadas estas sessões de esclarecimento.

Para ajudar os portugueses que estiveram emigrados e regressam agora, já aposentados ou em vias de o ser, o Governo vai tentar revalorizar e dar outra vez visibilidade aos Gabinetes de Apoio ao Emigrante que funcionam em municípios portugueses.